Publication
Abordagens preferenciais ao ensino: um estudo com professores do curso de enfermagem
dc.contributor.author | Santos, Júlia | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Amélia Simões | |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T19:22:56Z | |
dc.date.available | 2021-02-09T19:22:56Z | |
dc.date.issued | 2019-12 | |
dc.date.updated | 2021-02-09T18:39:24Z | |
dc.description.abstract | A adoção de abordagens ao ensino focadas no estudante promove o envolvimento, pensamento crítico e reflexivo dos estudantes do ensino superior. Objetivos: Conhecer o perfil sociodemográfico e profissional dos professores de Enfermagem; identificar as Abordagens Preferenciais ao Ensino no âmbito das Unidades Curriculares Enfermagem, nos quatro anos de formação; identificar diferenças nas intenrespostas ao Inventário sobre Abordagens ao Ensino em função da caracterização sociodemográfica e profissional docentes. Metodologia: Utilizou-se o Inventário sobre Abordagens ao Ensino, versão portuguesa, e o Questionário de caracterização sociodemográfica e profissional. Resultados: Verifica-se uma predominância do género feminino e idade entre 51 e 60 anos. A maioria dos professores possui como abordagem preferencial ao ensino a que visa alcançar Mudança Conceptual Focada no Estudante, destacando-se os de idade inferior a 50 anos. Paralelamente, os professores que lecionam aulas Teórico-práticas são os que menos se aproximam das abordagens ao ensino do tipo Transmissão de Informação Focadas no Professor, relativamente àqueles que não as lecionam. | pt_PT |
dc.description.abstract | The adoption of student-centered approaches to teaching promotes the involvement, critical thinking and reflection of higher education students. Aims: To know the sociodemographic and Professional profile of Nursing teachers; to identify the Preferential Approaches to Teaching within the Nursing Curricular Units, during the four years of formation; to identify differences in the responses to the Inventory on Approaches to Teaching in function of the sociodemographic and Professional characterization of teachers. Methodology: The Approach to Teaching Inventory, Portuguese version, and the Sociodemographic and Professional Characterization Questionnaire were used. Results: There is a predominance of the female gender and age between 51 and 60 years. The majority of teachers have a preferential approach to teaching that aims to achieve Conceptual Change Focused on the Student, especially those younger than 50 years. At the same time, the teachers who teach theoretical-practical classes are the ones that approach least to the approaches to Teaching- Focused Information Transmission in relation to those who do not teach them. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.48492/servir021-2.24490 | |
dc.identifier.issn | 2184-5697 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-1887034 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/31994 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde | pt_PT |
dc.subject | Abordagens ao ensino | pt_PT |
dc.subject | Estudante | pt_PT |
dc.subject | Professor | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Approaches to teaching | pt_PT |
dc.subject | Student | pt_PT |
dc.subject | Teacher | pt_PT |
dc.subject | Nursing | pt_PT |
dc.title | Abordagens preferenciais ao ensino: um estudo com professores do curso de enfermagem | pt_PT |
dc.title.alternative | Preferential approaches to teaching: a study with teachers of the nursing course | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 29 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1-2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 23 | pt_PT |
oaire.citation.title | Servir | pt_PT |
oaire.citation.volume | 60 | pt_PT |
person.familyName | Santos | |
person.familyName | Figueiredo | |
person.givenName | Júlia | |
person.givenName | Amélia | |
person.identifier | AAE-6506-2020 | |
person.identifier.ciencia-id | 9019-FDDC-8396 | |
person.identifier.ciencia-id | 9612-C938-A010 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9062-2916 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2908-4052 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57191984899 | |
rcaap.cv.cienciaid | 9019-FDDC-8396 | Júlia Santos | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a3086aa2-a29f-4a43-aba0-4ae21d0ad26f | |
relation.isAuthorOfPublication | 12802b7d-fd49-41d7-abfe-cea7f1b79c6a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a3086aa2-a29f-4a43-aba0-4ae21d0ad26f |