Repository logo
 
Publication

Abordagens preferenciais ao ensino: um estudo com professores do curso de enfermagem

dc.contributor.authorSantos, Júlia
dc.contributor.authorFigueiredo, Amélia Simões
dc.date.accessioned2021-02-09T19:22:56Z
dc.date.available2021-02-09T19:22:56Z
dc.date.issued2019-12
dc.date.updated2021-02-09T18:39:24Z
dc.description.abstractA adoção de abordagens ao ensino focadas no estudante promove o envolvimento, pensamento crítico e reflexivo dos estudantes do ensino superior. Objetivos: Conhecer o perfil sociodemográfico e profissional dos professores de Enfermagem; identificar as Abordagens Preferenciais ao Ensino no âmbito das Unidades Curriculares Enfermagem, nos quatro anos de formação; identificar diferenças nas intenrespostas ao Inventário sobre Abordagens ao Ensino em função da caracterização sociodemográfica e profissional docentes. Metodologia: Utilizou-se o Inventário sobre Abordagens ao Ensino, versão portuguesa, e o Questionário de caracterização sociodemográfica e profissional. Resultados: Verifica-se uma predominância do género feminino e idade entre 51 e 60 anos. A maioria dos professores possui como abordagem preferencial ao ensino a que visa alcançar Mudança Conceptual Focada no Estudante, destacando-se os de idade inferior a 50 anos. Paralelamente, os professores que lecionam aulas Teórico-práticas são os que menos se aproximam das abordagens ao ensino do tipo Transmissão de Informação Focadas no Professor, relativamente àqueles que não as lecionam.pt_PT
dc.description.abstractThe adoption of student-centered approaches to teaching promotes the involvement, critical thinking and reflection of higher education students. Aims: To know the sociodemographic and Professional profile of Nursing teachers; to identify the Preferential Approaches to Teaching within the Nursing Curricular Units, during the four years of formation; to identify differences in the responses to the Inventory on Approaches to Teaching in function of the sociodemographic and Professional characterization of teachers. Methodology: The Approach to Teaching Inventory, Portuguese version, and the Sociodemographic and Professional Characterization Questionnaire were used. Results: There is a predominance of the female gender and age between 51 and 60 years. The majority of teachers have a preferential approach to teaching that aims to achieve Conceptual Change Focused on the Student, especially those younger than 50 years. At the same time, the teachers who teach theoretical-practical classes are the ones that approach least to the approaches to Teaching- Focused Information Transmission in relation to those who do not teach them.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.48492/servir021-2.24490
dc.identifier.issn2184-5697
dc.identifier.slugcv-prod-1887034
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31994
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúdept_PT
dc.subjectAbordagens ao ensinopt_PT
dc.subjectEstudantept_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.subjectApproaches to teachingpt_PT
dc.subjectStudentpt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectNursingpt_PT
dc.titleAbordagens preferenciais ao ensino: um estudo com professores do curso de enfermagempt_PT
dc.title.alternativePreferential approaches to teaching: a study with teachers of the nursing coursept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage29pt_PT
oaire.citation.issue1-2pt_PT
oaire.citation.startPage23pt_PT
oaire.citation.titleServirpt_PT
oaire.citation.volume60pt_PT
person.familyNameSantos
person.familyNameFigueiredo
person.givenNameJúlia
person.givenNameAmélia
person.identifierAAE-6506-2020
person.identifier.ciencia-id9019-FDDC-8396
person.identifier.ciencia-id9612-C938-A010
person.identifier.orcid0000-0002-9062-2916
person.identifier.orcid0000-0003-2908-4052
person.identifier.scopus-author-id57191984899
rcaap.cv.cienciaid9019-FDDC-8396 | Júlia Santos
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa3086aa2-a29f-4a43-aba0-4ae21d0ad26f
relation.isAuthorOfPublication12802b7d-fd49-41d7-abfe-cea7f1b79c6a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya3086aa2-a29f-4a43-aba0-4ae21d0ad26f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
31994.pdf
Size:
211.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: