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Authors
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Abstract(s)
The Black Sea Resort of Ajara in Georgia is a famous destination in the region. It started
developing as a European city in the mid- 19th century when Nobles initiated oil transportation
through Batumi port in the capital of Ajara. Batumi gained importance and became an industrial
and touristic center in the region. However, the development was hampered by Soviets and
later on by corrupt government regime. Since 2003, Ajara started its rebirth and repositioning
strategy. The place had undergone a healthy transformation and invested heavily to improve
the attractiveness of the region both locally and internationally.
This dissertation provides an overview of the development processes in Ajara that led to
the success of the region, to new investments and attractions, international hotels, and
maximum number of tourists throughout the history in 2012. The government is approached as
‘’managers’’ of the product (Ajara); as in any company, right leadership and vision emergence is
crucially important.
The dissertation presents a narrative and quantitative analysis for the repositioning
strategy of Batumi and the Ajara region as perceived by different stakeholders: local residents,
Georgian nationals, foreign tourists, public officials and foreign investors. Furthermore, the case
study allows to explore in depth the strategic decision making and ‘’product’’ management with
historical, cultural and political assets in the modern world.
O Resort do Mar Negro de Ajara, Georgia, é um destino de eleição na região. O seu desenvolvimento enquanto cidade Europeia remonta a meados do século XIX quando membros da Nobreza se iniciaram no transporte de Petróleo através do porto de Batumi na capital de Ajara. A região foi adquirindo importância e, ao longo do tempo tornou-se no centro industrial e turístico da região. Contúdo, o seu desenvolvimento foi significativamente desafiado pelos Sovietes e anos mais tarde por um regime governamental corrupto. Desde 2003 contúdo, Ajara renasceu e iniciou uma nova estratégia de reposicionamento. A região tem passado por várias transformações salutogénicas e simultaneamente por investimentos significativos com vista à optimização do seu carácter atractivo a nivel local e, internacional. A presente dissertação procura veícular um primeiro conhecimento sobre os processos de desenvolvimento em Ajara os quais têm conduzido a região a um futuro de sucesso pautado por novos investimentos e atracções, unidades hoteleiras internacionais e a um número recorde de turistas ao longo do passado ano de 2012. Neste estudo, ao governo local é atríbuido o papel de “managers de produto” – Ajara; E tal como em qualquer outra empresa, uma liderança e visão claras constituem-se como elementos de capital importância. Este trabalho apresenta não só uma narrativa como também uma análise quantitativa à estratégia de reposicionamento do Batumi e da região de Ajara tal como conduzida e percepcionada junto dos diferentes stakeholders que nela se encontram envolvidos: residentes locais, cidadãos da Geórgia, turistas internacionais, membros da Administração Governamental e, investidores estrangeiros. Mais ainda, o caso de estudo apresentado permite explorar em detalhe o processo de decisão estratégica e de gestão do “produto” sob um ponto de vista histórico, cultural e politico enquadrado pela actual realidade do mundo moderno.
O Resort do Mar Negro de Ajara, Georgia, é um destino de eleição na região. O seu desenvolvimento enquanto cidade Europeia remonta a meados do século XIX quando membros da Nobreza se iniciaram no transporte de Petróleo através do porto de Batumi na capital de Ajara. A região foi adquirindo importância e, ao longo do tempo tornou-se no centro industrial e turístico da região. Contúdo, o seu desenvolvimento foi significativamente desafiado pelos Sovietes e anos mais tarde por um regime governamental corrupto. Desde 2003 contúdo, Ajara renasceu e iniciou uma nova estratégia de reposicionamento. A região tem passado por várias transformações salutogénicas e simultaneamente por investimentos significativos com vista à optimização do seu carácter atractivo a nivel local e, internacional. A presente dissertação procura veícular um primeiro conhecimento sobre os processos de desenvolvimento em Ajara os quais têm conduzido a região a um futuro de sucesso pautado por novos investimentos e atracções, unidades hoteleiras internacionais e a um número recorde de turistas ao longo do passado ano de 2012. Neste estudo, ao governo local é atríbuido o papel de “managers de produto” – Ajara; E tal como em qualquer outra empresa, uma liderança e visão claras constituem-se como elementos de capital importância. Este trabalho apresenta não só uma narrativa como também uma análise quantitativa à estratégia de reposicionamento do Batumi e da região de Ajara tal como conduzida e percepcionada junto dos diferentes stakeholders que nela se encontram envolvidos: residentes locais, cidadãos da Geórgia, turistas internacionais, membros da Administração Governamental e, investidores estrangeiros. Mais ainda, o caso de estudo apresentado permite explorar em detalhe o processo de decisão estratégica e de gestão do “produto” sob um ponto de vista histórico, cultural e politico enquadrado pela actual realidade do mundo moderno.