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Abstract(s)
Compulsive buying is defined as a persistent and habitual purchasing response to unpleasant feelings or circumstances, and it has detrimental effects on society, psychology, and the economy. Although compulsive shopping has been recognized as a problem historically, it has become far more common in the last ten years. With the prevalence of extrinsic motives rising and their potential negative effects on mental health, it is imperative that researchers better understand how emotional brand attachment and the extrinsic motive of the need for social approval, influence the compulsion to buy. Several statistical tests were conducted based on the data collected through the online survey of 178 participants. The findings provide a strong foundation for further research since they demonstrate that compulsive buying behavior is a direct result of the need for social approval. However, this research failed to prove that emotional brand attachment plays a significant role as a mediator between these two variables and that the need for social approval has an impact on emotional brand attachment. Moreover, the direct effect of emotional brand attachment on compulsive buying behavior was found to be non-significant. Limitations of this study, proposals for further research, and academic and managerial implications of the findings are discussed in detail.
A compra compulsiva é definida como uma resposta persistente e habitual de compra a sentimentos ou circunstâncias desagradáveis, e tem efeitos prejudiciais na sociedade, na psicologia e na economia. Embora as compras compulsivas tenham sido historicamente reconhecidas como um problema, tornaram-se muito mais comuns nos últimos dez anos. Com o aumento da prevalência de motivos extrínsecos e os seus potenciais efeitos negativos na saúde mental, é imperativo que os investigadores compreendam melhor como a ligação emocional à marca e o motivo extrínseco da necessidade de aprovação social influenciam a compulsão para comprar. Com base nos dados recolhidos através do inquérito em linha a 178 participantes, foram realizados vários testes estatísticos. Os resultados fornecem uma base sólida para investigação futura, uma vez que demonstram que o comportamento de compra compulsivo é um resultado direto da necessidade de aprovação social. No entanto, esta investigação não conseguiu provar que a ligação emocional à marca desempenha um papel significativo como mediador entre estas duas variáveis e que a necessidade de aprovação social tem um impacto na ligação emocional à marca. Além disso, o efeito direto da ligação emocional à marca no comportamento de compra compulsiva foi considerado não significativo. As limitações deste estudo, as propostas para investigação futura e as implicações académicas e de gestão dos resultados são discutidas em pormenor.
A compra compulsiva é definida como uma resposta persistente e habitual de compra a sentimentos ou circunstâncias desagradáveis, e tem efeitos prejudiciais na sociedade, na psicologia e na economia. Embora as compras compulsivas tenham sido historicamente reconhecidas como um problema, tornaram-se muito mais comuns nos últimos dez anos. Com o aumento da prevalência de motivos extrínsecos e os seus potenciais efeitos negativos na saúde mental, é imperativo que os investigadores compreendam melhor como a ligação emocional à marca e o motivo extrínseco da necessidade de aprovação social influenciam a compulsão para comprar. Com base nos dados recolhidos através do inquérito em linha a 178 participantes, foram realizados vários testes estatísticos. Os resultados fornecem uma base sólida para investigação futura, uma vez que demonstram que o comportamento de compra compulsivo é um resultado direto da necessidade de aprovação social. No entanto, esta investigação não conseguiu provar que a ligação emocional à marca desempenha um papel significativo como mediador entre estas duas variáveis e que a necessidade de aprovação social tem um impacto na ligação emocional à marca. Além disso, o efeito direto da ligação emocional à marca no comportamento de compra compulsiva foi considerado não significativo. As limitações deste estudo, as propostas para investigação futura e as implicações académicas e de gestão dos resultados são discutidas em pormenor.
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Keywords
The need for social approval Emotional brand attachment Compulsive buying behavior Compulsive buyer Extrinsic motives Necessidade de aprovação social Ligação emocional à marca Comportamento de compra compulsiva Comprador compulsivo Motivos extrínsecos
