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O açúcar que comes quando bebes: impacto de uma estratégia de consciencialização

dc.contributor.authorLima, João
dc.contributor.authorAugusto, Catarina
dc.contributor.authorGaspar, Joana
dc.contributor.authorBrandão, Teresa R. S.
dc.contributor.authorRocha, Ada
dc.date.accessioned2021-07-06T17:16:11Z
dc.date.available2021-07-06T17:16:11Z
dc.date.issued2016-03
dc.description.abstractA obesidade é um dos problemas de saúde mais graves, a nível mundial. A procura de soluções para a designada epidemia do século XXI contínua, sendo que a relação entre o consumo de bebidas açucaradas e o peso corporal tornou-se uma questão pertinente. Avaliar o impacto de uma estratégia de consciencialização sobre o teor de açúcares simples presentes num conjunto de bebidas disponibilizadas na cafetaria de um estabelecimento de ensino. Foram analisadas as vendas de um conjunto de bebidas antes e após a intervenção. A intervenção baseou-se na afixação de um expositor com as bebidas e a representação da quantidade de açúcares simples, em açúcar, sob o mote O açúcar que comes quando bebes". Procedeu-se a uma análise das proporções das vendas, com um intervalo de confiança a 95%. Após a análise estatística dos rácios foi observada uma redução estatisticamente significativa no número de unidades vendidas, após a intervenção, de refrigerantes do tipo cola e das bebidas gaseificadas. Além disso, houve um aumento no número de unidades vendidas, com significância estatística, de néctares de frutas, chá/infusões e leite de chocolate. A intervenção na cafetaria da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra foi bem sucedida tendo-se verificado uma redução efetiva das vendas de bebidas açucaradas.pt_PT
dc.description.abstractObesity is one of the more serious health problems worldwide. Finding solutions to the designated epidemic of the twenty-first century persists, and the relationship between the consumption of sweetened beverages and body weight became a relevant issue. To evaluate the impact of an awareness strategy about the content of simple sugars present on a range of drinks available in the cafeteria. The sales of a range of beverages were analysed, before and after intervention. The intervention was based on the exposure of a framework with drinks and the representation of the amount of simple sugars, in sugar, under the motto The sugar that you eat when you drink". An analysis of proportion of sales, with a confidence interval of 95% was performed. After statistical analysis of the ratios was observed a statistically significant reduction in the number of units sold of soft drinks, coca-cola and carbonated drinks. In addition, there was an increase in the number of units sold, with statistical significance, of fruit nectars, tea / infusions and chocolate milk. The intervention in the cafeteria of the Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra was successful with an effective reduction in sales of sweetened beverages.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.21011/apn.2016.0404pt_PT
dc.identifier.issn2183-5985
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34098
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAçúcarpt_PT
dc.subjectBebidas açucaradaspt_PT
dc.subjectEstratégia de consciencializaçãopt_PT
dc.subjectObesidadept_PT
dc.subjectSugarpt_PT
dc.subjectSweetened beveragespt_PT
dc.subjectAwareness strategypt_PT
dc.subjectObesitypt_PT
dc.titleO açúcar que comes quando bebes: impacto de uma estratégia de consciencializaçãopt_PT
dc.title.alternativeThe sugar you eat when you drink: impact of an awareness strategypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage22pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage18pt_PT
oaire.citation.titleActa Portuguesa de Nutriçãopt_PT
person.familyNameBrandão
person.familyNameRocha
person.givenNameTeresa
person.givenNameAda Margarida Correia Nunes Da
person.identifierJ-9418-2012
person.identifier.ciencia-id7B19-E23B-BB31
person.identifier.ciencia-id241C-6367-5DDE
person.identifier.orcid0000-0002-8857-6471
person.identifier.orcid0000-0003-3505-4538
person.identifier.ridJ-9418-2012
person.identifier.scopus-author-id6602174128
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
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relation.isAuthorOfPublicationef58e6b5-0f87-465e-bc54-9a5c7c5eb0d0
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