Repository logo
 
Publication

Brincar e desenvolvimento infantil dos 0 aos 3 meses

dc.contributor.authorFestas, Constança
dc.contributor.authorFerreira, Raquel
dc.date.accessioned2025-06-12T17:42:03Z
dc.date.available2025-06-12T17:42:03Z
dc.date.issued2023-04-13
dc.description.abstractEnquadramento: A criança, como ser em desenvolvimento, tem direito a que lhe sejam proporcionadas condições favoráveis a um desenvolvimento global, o mais harmonioso possível. Na primeira infância, dos 0 aos 3 anos, o desenvolvimento infantil é diretamente influenciado pela qualidade de vida da criança. Deste modo, é importante conhecer estratégias que sejam promotoras do melhor desenvolvimento infantil possível, havendo consenso de que o brincar é uma das principais atividades para esse progresso. Objetivo: Identificar de que forma o brincar pode promover o desenvolvimento infantil. Metodologia: Realização de uma revisão da literatura através de pesquisa na base de dados BVS, utilizando descritores em Ciências da Saúde, identificando artigos publicados em inglês e português, com texto integral disponível, os quais foram posteriormente sujeitos a um processo de seleção. Resultados: Após o processo de seleção foram analisados 7 artigos, entre eles ensaios randomizados, revisões sistemáticas, estudos exploratórios transversais e estudos quantitativos, que relacionam o brincar, com o desenvolvimento infantil das crianças na primeira infância. O conteúdo dos artigos abrange a análise do brincar no ambiente familiar, as interações entre crianças e os seus pais e o uso do brincar como promotor do desenvolvimento, destacando os efeitos cognitivos, afetivos e comunicacionais e a sua importância como ferramenta de aprendizagem. Os estudos evidenciam também, que a presença de adultos, concretamente dos pais no brincar, é de primordial importância na interação com as crianças e por isso mais influenciadora do que a própria brincadeira, na estimulação do desenvolvimento infantil. Conclusões: A promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância, é essencial para o desenvolvimento da criança, e terá um grande impacto na sua vida futura. Os artigos analisados mostram que, o brincar tem várias funções que estão relacionadas com o desenvolvimento da criança tanto a nível físico, como cognitivo e social As brincadeiras e formas de brincar, que os pais podem desenvolver com os filhos, têm uma grande influência na promoção de uma variedade de domínios do desenvolvimento da criança, mas a qualidade da interação interpessoal que se estabelece ao brincar com a criança, é muito mais relevante que a própria brincadeira ou o tipo de brinquedos que lhe são oferecidos.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53666
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrimeira infância
dc.subjectDesenvolvimento infantil
dc.subjectBrincar
dc.titleBrincar e desenvolvimento infantil dos 0 aos 3 meses
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2023-04-13
oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugal
oaire.citation.titleVI Fórum das Especialidades de Enfermagem: Especialidades de Enfermagem na resposta aos ODS
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
92040302.pdf
Size:
72.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: