Repository logo
 
Publication

Conceções sobre a supervisão pedagógica: prática(s) e teoria(s) de uma instituição pública

dc.contributor.authorPinto, Cristina Paula
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela
dc.date.accessioned2020-12-03T12:22:12Z
dc.date.available2020-12-03T12:22:12Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractAs mudanças alucinantes da sociedade e, por conseguinte, da escola enquanto organização perspetivam-nos dúvidas, incertezas, ao mesmo tempo que se configuram como um desafio. São muitos os entraves, alguns impostos por nós próprios, à construção de um saber experimentado e reflexivo. Consideramos que esta reflexividade está subjacente ao conceito de supervisão pedagógica, sendo essencial na supervisão horizontal (entre pares), que adquiriu uma maior importância fruto da alteração do Estatuto da Carreira Docente. Partindo destas premissas, esta investigação tem como grande finalidade compreender as perceções de três docentes e três coordenadores de departamento curricular, de um Agrupamento de Escolas do Distrito do Porto, relativamente à concetualização da área de saber da supervisão pedagógica, para além do seu campo de atuação. Por outras palavras, e tendo em conta a atual organização da instituição escola, procurou-se compreender de que modo o coordenador de departamento exerce as funções supervisivas que estão inerentes ao seu desempenho, preconizadas na legislação hodierna. A par da compreensão destas perceções, são igualmente identificadas limitações na supervisão pedagógica, subvertendo toda a estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Portanto, foi desenhado um estudo exploratório, pressupondo a seguinte intencionalidade: compreender e descrever limites e transgressões do ato supervivisivo, tendo em conta a perceção dos docentes, assim como as funções do supervisor pedagógico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, C.P., Gonçalves, D. (2019). Conceções sobre a supervisão pedagógica: prática(s) e teoria(s) de uma instituição pública. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 523-540). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.identifier.isbn9789895436446
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31410
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectCoordenador de departamento curricularpt_PT
dc.subjectFunções do supervisorpt_PT
dc.titleConceções sobre a supervisão pedagógica: prática(s) e teoria(s) de uma instituição públicapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage540pt_PT
oaire.citation.startPage523pt_PT
oaire.citation.titleEducação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacionalpt_PT
person.familyNameGonçalves
person.givenNameDaniela
person.identifier.ciencia-idAF1F-74D8-5462
person.identifier.orcid0000-0003-2138-1124
person.identifier.scopus-author-id57189726279
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf55c4055-8067-4c34-9185-432c2ec46a66
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf55c4055-8067-4c34-9185-432c2ec46a66

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CONCEÇÕES SOBRE A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA.pdf
Size:
163.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format