Repository logo
 
Publication

Entre a salvação colectiva e a salvação individual: alguns vestígios literários romanos dos mitos das Matres Idaea e Aegyptia

dc.contributor.authorLopes, Maria José Ferreira
dc.date.accessioned2021-05-14T09:22:59Z
dc.date.available2021-05-14T09:22:59Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA antiga Roma acolheu com relativa tolerância a generalidade dos deuses dos seus súbditos derrotados (Orlin, 2010, p. 3). Havia, de facto, limites: formatados por uma religião de estado, com rituais tão vetustos quanto estranhos, os romanos mostraram sempre receio por cultos orgiásticos que, além do descontrolo individual, potenciavam um oportunismo criminoso de efeitos colectivos: “ad summam rem publicam spectat” (Lívio, 39.16, sobre o escândalo das Bacanais de 186 a.C.). No entanto, em momentos de extremo perigo para a sobrevivência da Res Publica, e perante a impotência do panteão tradicional, verificou-se a introdução de deuses exóticos: assim, na Segunda Guerra Púnica, acolhem a Mater Idaea, incorporada no mito fundacional da Vrbs, mas acompanhada de séquito e rituais causadores de perplexidade e desconforto (Beard, 1996, p. 164). A conquista do mundo helenístico propiciou o contacto com outros cultos mistéricos, sobressaindo o que assenta no multifário mito egípcio de Ísis/Osíris, já adoptado e enriquecido pela cultura grega. Antes ainda das complexas reflexões de Plutarco (De Iside et Osiride) e da proclamação fervorosa de Apuleio (Metamorphoses), várias referências poéticas dos finais da República e inícios do Império sugerem a força da implantação deste culto, apesar do esforço de Augusto no sentido da restauração dos deuses tradicionais. Subjacente à nímia pietas dos iniciados, elogiada por Tertuliano (Ad Vxorem, 1.6), parece estar o equivalente a uma conversão, motivada pela ânsia de salvação individual (Bøgh, 2015).pt_PT
dc.description.abstractAncient Rome welcomed with relative tolerance most of the gods of their defeated subjects (Orlin, 2010, p. 3). There were, in fact, limits: shaped by a state religion, with rituals as old as strange, the Romans were always afraid of orgiastic cults, which, in addition to the loss of self--control, fostered criminal opportunism of collective consequences: “ad summam rem publam spectat “(Livy, 39:16, on the scandal of the Bacchanals of 186 BC). However, in moments of extreme danger for the survival of the Res Publica, and faced with the impotence of the traditional pantheon, the introduction of exotic gods occurred: thus, in the Second Punic War, Rome welcomed Mater Idaea, incorporated in the founding myth of the Vrbs, but accompanied by her entourage and rituals that caused perplexity and discomfort (Beard, 1996, p. 164). The conquest of the Hellenistic world provided contact with other mystery cults, among which stands out the one based on the multifarious Egyptian myth of Isis / Osiris, already adopted and enriched by Greek culture. Even before the complex reflections of Plutarch (De Iside et Osiride) and the fervent proclamation of Apuleius (Metamorphoses), several poetic references from the late Republic and early Empire suggest the strength of the establishment of this cult, despite Augustus’ restoration of the traditional gods. Underlying the nimia pietas of the faithful, praised by Tertullian (Ad Vxorem, 1.6), there seems to be the equivalent of a conversion, motivated by the yearning for individual salvation (Bøgh, 2015).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34624/fb.v0i15.1912pt_PT
dc.identifier.eissn2183-4709
dc.identifier.issn1645-927X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33122
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCultos mistériospt_PT
dc.subjectCibelept_PT
dc.subjectÍsis/Osírispt_PT
dc.subjectHelenismopt_PT
dc.subjectSalvaçãopt_PT
dc.subjectConversãopt_PT
dc.subjectRomapt_PT
dc.subjectLiteratura latinapt_PT
dc.subjectMystery cultspt_PT
dc.subjectCybelept_PT
dc.subjectIsis/Osirispt_PT
dc.subjectHellenismpt_PT
dc.subjectSalvationpt_PT
dc.subjectConversionpt_PT
dc.subjectRomept_PT
dc.subjectLatin literaturept_PT
dc.titleEntre a salvação colectiva e a salvação individual: alguns vestígios literários romanos dos mitos das Matres Idaea e Aegyptiapt_PT
dc.title.alternativeBetween collective salvation and individual salvation: some Roman literary vestiges of the myths of Matres Idaea and Aegyptiapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage184pt_PT
oaire.citation.startPage172pt_PT
oaire.citation.titleRevista Forma Breve, número temáticopt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameLopes
person.givenNameMaria José
person.identifier.ciencia-idBE1D-B7B4-D5EA
person.identifier.orcid0000-0003-2463-4166
person.identifier.scopus-author-id57193528863
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione98c0af5-bdae-42f8-bfd1-8578a6b132a4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye98c0af5-bdae-42f8-bfd1-8578a6b132a4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
33122.pdf
Size:
309.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format