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Authors
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Abstract(s)
The rapid development in integrating artificial intelligence (AI) into decision-making processes within organizations generated a wider interest in its potential to improve managerial decision quality by minimizing the effect of cognitive biases on the outcome. This thesis explores how AI tools can reduce the impact of two biases that are present in this context: confirmation bias and availability bias. Through the insights of 12 interviews with professionals working across different industries, the study provides a deep analysis of the effectiveness and limitations of AI in debiasing organizational decisions. The findings show that AI shows high potential in challenging availability bias through its ability to make data-driven decisions, its potential to minimize the effect of confirmation bias is still highly dependent on an effective human-AI collaboration. Furthermore, the study reveals several challenges connected to the process, such as over-reliance on AI advice, data quality concerns, and the impact of AI being not sufficiently aligned with organizational objectives. This research provides recommendations for managers who utilize AI to leverage its capabilities while maintaining a balance between AI-driven insights and human judgment.
O rápido desenvolvimento da integração da inteligência artificial (IA) nos processos de tomada de decisão nas organizações gerou um maior interesse em seu potencial para melhorar a qualidade das decisões gerenciais, minimizando o efeito dos vieses cognitivos nos resultados. Esta tese explora como as ferramentas de IA podem reduzir o impacto de dois vieses presentes neste contexto: o viés de confirmação e o viés de disponibilidade. Através de insights obtidos em 12 entrevistas com profissionais de diferentes indústrias, o estudo fornece uma análise profunda da eficácia e das limitações da IA na mitigação dos vieses nas decisões organizacionais. Os resultados mostram que a IA demonstra um grande potencial para desafiar o viés de disponibilidade através de sua capacidade de tomar decisões baseadas em dados, mas seu potencial para minimizar o efeito do viés de confirmação ainda depende fortemente de uma colaboração eficaz entre humanos e IA. Além disso, o estudo revela uma série de desafios associados ao processo, como a dependência excessiva dos conselhos da IA, preocupações com a qualidade dos dados e o impacto de a IA não estar suficientemente alinhada com os objetivos organizacionais. Esta pesquisa fornece recomendações para gestores que utilizam IA para aproveitar suas capacidades enquanto mantêm um equilíbrio entre os insights fornecidos pela IA e o julgamento humano.
O rápido desenvolvimento da integração da inteligência artificial (IA) nos processos de tomada de decisão nas organizações gerou um maior interesse em seu potencial para melhorar a qualidade das decisões gerenciais, minimizando o efeito dos vieses cognitivos nos resultados. Esta tese explora como as ferramentas de IA podem reduzir o impacto de dois vieses presentes neste contexto: o viés de confirmação e o viés de disponibilidade. Através de insights obtidos em 12 entrevistas com profissionais de diferentes indústrias, o estudo fornece uma análise profunda da eficácia e das limitações da IA na mitigação dos vieses nas decisões organizacionais. Os resultados mostram que a IA demonstra um grande potencial para desafiar o viés de disponibilidade através de sua capacidade de tomar decisões baseadas em dados, mas seu potencial para minimizar o efeito do viés de confirmação ainda depende fortemente de uma colaboração eficaz entre humanos e IA. Além disso, o estudo revela uma série de desafios associados ao processo, como a dependência excessiva dos conselhos da IA, preocupações com a qualidade dos dados e o impacto de a IA não estar suficientemente alinhada com os objetivos organizacionais. Esta pesquisa fornece recomendações para gestores que utilizam IA para aproveitar suas capacidades enquanto mantêm um equilíbrio entre os insights fornecidos pela IA e o julgamento humano.
Description
Keywords
Artificial intelligence (AI) Cognitive biases Decision-making Confirmation bias Availability bias AI adoption Bias mitigation Human-AI interaction Strategic decision-making Qualitative analysis Inteligência artificial (IA) Vieses cognitivos Tomada de decisão Viés de confirmação Viés de disponibilidade Adoção de IA Mitigação de vieses Interação humano-IA Tomada de decisão estratégica Análise qualitativa
