Publication
É necessário ser bom praticante para ser bom professor? Uma nova perspetiva sobre a educação
dc.contributor.author | Pires, Edmundo José Ferreira | |
dc.contributor.author | Castro, João Carlos Pascoinho Carvalho | |
dc.contributor.author | Silva, Eliseu | |
dc.contributor.author | Au-Yong-Oliveira, Manuel | |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T18:21:32Z | |
dc.date.available | 2024-12-17T18:21:32Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Através de um inquérito a 96 professores ligados ao ensino da música este artigo exploratório, resultante de um trabalho de pós-graduação, cumpre o seu objetivo de inquirir sobre a importância de se ser bom praticante (performer) para se ser bom professor. Foram feitos testes estatísticos descritivos e inferenciais, incluindo o teste de Kruskal-Wallis e o teste de independência do Qui-quadrado, além da simulação de Monte Carlo em situações específicas. Várias relações estatisticamente significativas foram encontradas, incluindo: 1) Sou um(a) professor(a) empenhado que me esforço por desenvolver as minhas competências artísticas, χ2 KW (2) = 6.665, p = 0,036, os docentes com até 10 anos de antiguidade concordam significativamente mais com a afirmação do que os docentes com mais de 15 anos de antiguidade; 2) Entendo que a minha experiência enquanto performer contribui para desenvolver as competências dos meus alunos, χ2 KW (2) = 7.937, p = 0,019, os docentes com até 10 anos de antiguidade concordam significativamente mais com a afirmação do que os docentes com mais de 15 anos de antiguidade. Este estudo evidencia um consenso entre os professores sobre a necessidade de um estatuto profissional específico que reconheça e valorize a dupla função de educador e artista. | pt_PT |
dc.description.abstract | Through a survey of 96 teachers involved in music teaching, this exploratory article, fruit of a post-graduate project, fulfils its aim of investigating the importance of being a good practitioner (performer) in order to be a good teacher. Descriptive and inferential statistical tests were carried out, including the Kruskal-Wallis test and the Chi-square test of independence, as well as Monte Carlo simulation in specific situations. Several statistically significant relationships were found, including: 1) I am a committed teacher who endeavours to develop my artistic skills, χ2 KW (2) = 6.665, p = 0.036, teachers with up to 10 years’ seniority agree significantly more with the statement than teachers with more than 15 years’ seniority; 2) I believe that my experience as a performer contributes to developing my students’ skills, χ2 KW (2) = 7.937, p = 0.019, teachers with up to 10 years’ seniority agree significantly more with the statement than teachers with more than 15 years’ seniority. This study shows a consensus among teachers on the need for a specific professional status that recognises and values the dual role of educator and artist. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.eid | 85202576056 | |
dc.identifier.issn | 1646-9895 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/47565 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino artístico especializado | pt_PT |
dc.subject | Identidade professor-performer | pt_PT |
dc.subject | Estatuto profissional | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento prático e ensino | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Specialised art education | pt_PT |
dc.subject | Teacher-performer identity | pt_PT |
dc.subject | Professional status | pt_PT |
dc.subject | Practical knowledge and teaching | pt_PT |
dc.subject | Music | pt_PT |
dc.title | É necessário ser bom praticante para ser bom professor? Uma nova perspetiva sobre a educação | pt_PT |
dc.title.alternative | Do you have to be a good practitioner to be a good teacher? A new perspective on education | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 418 | pt_PT |
oaire.citation.issue | E71 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 404 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2024 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |