Repository logo
 
Publication

É necessário ser bom praticante para ser bom professor? Uma nova perspetiva sobre a educação

dc.contributor.authorPires, Edmundo José Ferreira
dc.contributor.authorCastro, João Carlos Pascoinho Carvalho
dc.contributor.authorSilva, Eliseu
dc.contributor.authorAu-Yong-Oliveira, Manuel
dc.date.accessioned2024-12-17T18:21:32Z
dc.date.available2024-12-17T18:21:32Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractAtravés de um inquérito a 96 professores ligados ao ensino da música este artigo exploratório, resultante de um trabalho de pós-graduação, cumpre o seu objetivo de inquirir sobre a importância de se ser bom praticante (performer) para se ser bom professor. Foram feitos testes estatísticos descritivos e inferenciais, incluindo o teste de Kruskal-Wallis e o teste de independência do Qui-quadrado, além da simulação de Monte Carlo em situações específicas. Várias relações estatisticamente significativas foram encontradas, incluindo: 1) Sou um(a) professor(a) empenhado que me esforço por desenvolver as minhas competências artísticas, χ2 KW (2) = 6.665, p = 0,036, os docentes com até 10 anos de antiguidade concordam significativamente mais com a afirmação do que os docentes com mais de 15 anos de antiguidade; 2) Entendo que a minha experiência enquanto performer contribui para desenvolver as competências dos meus alunos, χ2 KW (2) = 7.937, p = 0,019, os docentes com até 10 anos de antiguidade concordam significativamente mais com a afirmação do que os docentes com mais de 15 anos de antiguidade. Este estudo evidencia um consenso entre os professores sobre a necessidade de um estatuto profissional específico que reconheça e valorize a dupla função de educador e artista.pt_PT
dc.description.abstractThrough a survey of 96 teachers involved in music teaching, this exploratory article, fruit of a post-graduate project, fulfils its aim of investigating the importance of being a good practitioner (performer) in order to be a good teacher. Descriptive and inferential statistical tests were carried out, including the Kruskal-Wallis test and the Chi-square test of independence, as well as Monte Carlo simulation in specific situations. Several statistically significant relationships were found, including: 1) I am a committed teacher who endeavours to develop my artistic skills, χ2 KW (2) = 6.665, p = 0.036, teachers with up to 10 years’ seniority agree significantly more with the statement than teachers with more than 15 years’ seniority; 2) I believe that my experience as a performer contributes to developing my students’ skills, χ2 KW (2) = 7.937, p = 0.019, teachers with up to 10 years’ seniority agree significantly more with the statement than teachers with more than 15 years’ seniority. This study shows a consensus among teachers on the need for a specific professional status that recognises and values the dual role of educator and artist.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.eid85202576056
dc.identifier.issn1646-9895
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/47565
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino artístico especializadopt_PT
dc.subjectIdentidade professor-performerpt_PT
dc.subjectEstatuto profissionalpt_PT
dc.subjectConhecimento prático e ensinopt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectSpecialised art educationpt_PT
dc.subjectTeacher-performer identitypt_PT
dc.subjectProfessional statuspt_PT
dc.subjectPractical knowledge and teachingpt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.titleÉ necessário ser bom praticante para ser bom professor? Uma nova perspetiva sobre a educaçãopt_PT
dc.title.alternativeDo you have to be a good practitioner to be a good teacher? A new perspective on educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage418pt_PT
oaire.citation.issueE71pt_PT
oaire.citation.startPage404pt_PT
oaire.citation.titleRevista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informaçãopt_PT
oaire.citation.volume2024pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
105161029.pdf
Size:
2.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: