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Influência do país de origem na atitude face ao país e na atitude face aos produtores do país

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorSilva, José Camões
dc.contributor.authorLisboa, Ana Catarina Cadima
dc.date.accessioned2010-07-15T15:33:16Z
dc.date.available2010-07-15T15:33:16Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractO estudo da ligação entre países e produtos tem sido realizado em diversas perspectivas, como é o caso do comportamento do consumidor ou do marketing internacional. Adoptando a perspectiva do comportamento do consumidor, este trabalho estuda as percepções dos consumidores face à imagem do país, a sua atitude face ao país e a sua atitude face aos produtos originários desse país. Este estudo aplica, pela primeira vez, o framework CE/CI de Schmitt e Simonson (1997), nas duas vertentes (adaptadas da versão original) das expressões do país e das impressões dos consumidores, à explicação da atitude face ao país e da atitude face aos produtos oriundos desse país. Especificamente, consideraram-se quatro grupos de elementos como constituintes das expressões do país: as condições do país, os produtos do país, as apresentações do país e as publicações do país. Estes elementos compõem o conceito de imagem do país que usamos no nosso estudo. É a relação entre este conceito de imagem do país e a atitude face ao país e face aos produtos desse país que analisamos. Com base na análise de médias, no uso de regressões e na aplicação de equações estruturais simultâneas testaram-se as hipóteses e o modelo desenvolvidos. Neste contexto, observou-se que as condições do país contribuem para a atitude face a esse país e que esta atitude, a par das condições, produtos e apresentações desse país contribuem, de acordo com os dados obtidos, para a atitude face aos produtos dele originários.
dc.description.abstractThe study of the relation between products and countries has been studied through several perspectives, such as consumer behaviour or international marketing. Adopting the consumer behaviour perspective, this work aims to study consumers’ perceptions of the country image, their attitude toward the country and their attitude toward the products made in that country. In this study we used, for the first time, an adapted version of Schmitt and Simonson’s framework CE/CI (1997), namely country expressions and consumers impressions, to explain the attitude toward the country and the attitude toward the products of that country. Specifically, four groups of elements were considered as being a part of country expressions: country’s conditions, country’s products, country’s presentations and country’s publications. These elements compose the concept of country image that we use in our study. We analyse the relation between this concept of country image and the attitude toward a country and the attitude toward the products of that country. The model and hypothesis formulated were tested with the analysis of the means, the use of linear regressions and the application of a structural equations model. We found that the country’s conditions contribute to consumer’s attitude toward the country and that consumer’s attitude toward the country, as well as the conditions of the country, the country’s products and the country’s presentations contribute to the attitude toward the products made in a country.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/1475
dc.language.isoporpt
dc.titleInfluência do país de origem na atitude face ao país e na atitude face aos produtores do paíspt
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typemasterThesispt
thesis.degree.nameMestrado em Marketing

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