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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Brazil is under political and financial crises where the end seems far away. Because
of that, researchers argue that the hotel rooms offered by Rio de Janeiro, built to host the
Olympic Games 2016, will be difficult to occupy after the event. It is then necessary for the
hotels to understand how guests perceive the service quality in order to adapt to this new era.
If guests’ perceptions meet or exceed their expectations, they will be satisfied and will
probably return. Thus based on the SERVQUAL approach, this paper aims to study the
impact of the service dimensions on the guests’ overall satisfaction at hotels of Rio de
Janeiro. Two hotels were considered representative of the city in terms of service quality and
customers’ profile. Interviews to the hotel managers were performed, and questionnaires to
the guests were administered. Among the five SERVQUAL dimensions – Reliability,
Tangibles, Responsiveness, Assurance, and Empathy – the Empathy dimension appears to be
the only one that affects the guests’ overall satisfaction. The study could also identify that
gender, country of residence, home country and family income have an impact on guests’
satisfaction. This study has no intention of generalization, but rather of refining the theory
about services and the SERVQUAL model.
O Brasil encontra-se numa crise política e financeira que parece estar longe do fim. Consequentemente, académicos defendem que os quartos de hotel oferecidos pelo Rio de Janeiro, construídos para receber os Jogos Olímpicos 2016, serão difíceis de ocupar depois do evento. É então necessário para os hotéis entender como os hóspedes avaliam a qualidade do serviço, de forma a se adaptarem a esta nova era. Se as suas percepções condizerem com as suas expectativas, os hóspedes ficarão satisfeitos e provavelmente retornarão. Assim, com base no SERVQUAL, este trabalho pretende estudar o impacto das dimensões de serviço na satisfação global dos hóspedes dos hotéis do Rio de Janeiro. Dois hotéis representativos da cidade em termos de qualidade de serviço oferecida e perfil dos consumidores foram considerados. Os gerentes dos hotéis foram entrevistados e questionários aos seus hóspedes foram administrados. Entre todas as dimensões do SERVQUAL – Confiabilidade, Capacidade de Resposta, Tangíveis, Segurança e Empatia, a dimensão Empatia é a única que afecta a satisfação global dos hóspedes. O estudo identificou que sexo, país de residência, país de origem, e rendimento familiar dos hóspedes têm impacto na satisfação dos hóspedes. Este estudo não tem intenções de generalizar os resultados, mas aprofundar a teoria acerca de serviços e do modelo SERVQUAL.
O Brasil encontra-se numa crise política e financeira que parece estar longe do fim. Consequentemente, académicos defendem que os quartos de hotel oferecidos pelo Rio de Janeiro, construídos para receber os Jogos Olímpicos 2016, serão difíceis de ocupar depois do evento. É então necessário para os hotéis entender como os hóspedes avaliam a qualidade do serviço, de forma a se adaptarem a esta nova era. Se as suas percepções condizerem com as suas expectativas, os hóspedes ficarão satisfeitos e provavelmente retornarão. Assim, com base no SERVQUAL, este trabalho pretende estudar o impacto das dimensões de serviço na satisfação global dos hóspedes dos hotéis do Rio de Janeiro. Dois hotéis representativos da cidade em termos de qualidade de serviço oferecida e perfil dos consumidores foram considerados. Os gerentes dos hotéis foram entrevistados e questionários aos seus hóspedes foram administrados. Entre todas as dimensões do SERVQUAL – Confiabilidade, Capacidade de Resposta, Tangíveis, Segurança e Empatia, a dimensão Empatia é a única que afecta a satisfação global dos hóspedes. O estudo identificou que sexo, país de residência, país de origem, e rendimento familiar dos hóspedes têm impacto na satisfação dos hóspedes. Este estudo não tem intenções de generalizar os resultados, mas aprofundar a teoria acerca de serviços e do modelo SERVQUAL.