Repository logo
 
Publication

O bem-estar docente: um estudo exploratório com escolas portuguesas no estrangeiro

dc.contributor.authorCosta, Ana
dc.contributor.authorDias, Paulo César
dc.date.accessioned2025-05-23T11:10:38Z
dc.date.available2025-05-23T11:10:38Z
dc.date.issued2024-07-31
dc.description.abstractO bem-estar dos docentes é um tema particularmente relevante e tem vindo a receber um interesse crescente. Contudo, são escassos os estudos em escolas no estrangeiro, motivo pelo qual se apresenta este trabalho que pretende explorar do bem-estar destes professores, em particular, descrever o seu bem-estar subjetivo e o bem-estar na escola, explorando o papel de variáveis pessoais e profissionais no bem-estar dos professores. Para isso, participaram neste estudo exploratório quantitativo uma amostra de 58 docentes a lecionar em escolas portuguesas no estrangeiro, na sua maioria mulheres, com idades entre os 27 e os 69 anos que responderam a questionários relativos às variáveis em estudo. Os resultados sugerem um bem-estar subjetivo globalmente positivo, acima do ponto médio, e relações significativas com variáveis organizacionais. Aspectos que são discutidos. Ainda sugeridas novas investigações neste domínio.por
dc.description.abstractThe well-being of teachers is a particularly relevant topic and is receiving increasing interest. However, studies on schools abroad are scarce, which is why this study aims to explore the well-being of these teachers, in particular, to describe their subjective well-being and well-being at school, exploring the role of personal and professional variables in teacher well-being. To this end, a sample of 58 teachers teaching in Portuguese schools abroad participated in this quantitative exploratory study, most of them women, aged between 27 and 69, answering questionnaires related to the variables under study. The results suggest an overall positive subjective well-being, above the midpoint, and significant relationships with organizational variables. These aspects are discussed. Further research in this area is also suggested.eng
dc.identifier.doi10.22481/aprender.i31.14643
dc.identifier.issn2359-246X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53397
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
dc.subjectBem-estar subjectivo
dc.subjectBem-estar docente
dc.subjectEscolas no estrangeiro
dc.subjectSubjective well-being
dc.subjectTeacher well-being
dc.subjectSchools abroad
dc.titleO bem-estar docente: um estudo exploratório com escolas portuguesas no estrangeiropor
dc.title.alternativeTeachers’ wellbeing: an exploratory study with portuguese schools abroadeng
dc.typeresearch article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage215
oaire.citation.issue31
oaire.citation.startPage204
oaire.citation.titleAPRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
117050384.pdf
Size:
574.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: