| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.36 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The thesis presented is a case study about a Portuguese company, Undandy, operating in the
high-quality footwear industry. The aim of this case study is to address the challenges that a
startup might phase during its growth stage. The case is written for educational purposes and
can help students expand their knowledge about real practices of theoretical concepts.
Throughout the case, theories and principles have been used to analyze the strategic decision
of the startup, and investigate opportunities that could contribute to the long term success. The
main focus of the case is the analysis of the different strategic decisions that let the company
differentiate itself and gain a competitive position in the market.
The idea of Undandy’s project came when the two entrepreneurs Rafic Daud and Gonçalo
Henrique identified a gap in the shoes industry for men. For them it was always difficult to find
the perfect pair of shoes. For this, they seized the opportunity and created a brand offering the
men public fully customizable shoes designed through their only channel: their website.
Concerning the production of the shoes, it is outsourced to a third-party manufacturer located
in the north of Portugal with 90% of sales oriented to the international market.
Because of the increasing number of sales, Undandy took a strategic decision by shifting from
outsourcing to vertically integrate the production line, and this, by building its own factory.
One of the main reasons was to meet its promised delivery time of two weeks and optimize it.
A tese apresentada é um “case study” sobre uma empresa portuguesa, a Undandy, que opera na indústria do calçado de alta qualidade. O objetivo deste “case study” é abordar os desafios que uma startup pode enfrentar durante o período de crescimento. O caso foi descrito para fins educacionais e pode ajudar os alunos a expandir os seus conhecimentos sobre práticas reais de conceitos teóricos. Em todo o caso, foram usados teorias e princípios para analisar a decisão estratégica da startup e investigar oportunidades que poderiam contribuir para o sucesso a longo prazo. O foco principal deste caso foi a análise das diferentes decisões estratégicas que permitiram à empresa se diferenciar e conquistar uma posição competitiva no mercado. A ideia do projeto da Undandy surgiu quando os dois empresários Rafic Daud e Gonçalo Henrique identificaram uma lacuna na indústria de calçado para homens. Para eles foi sempre difícil encontrar o perfeito par de sapatos. Por essa razão, aproveitaram a oportunidade e criaram uma marca que oferece ao público calçado totalmente personalizável projetado pelo seu único canal: a página web. No que diz respeito à produção do calçado, essa é realizada por um fabricante localizado no norte de Portugal e com 90% das vendas orientadas para o mercado internacional. Devido ao crescente número de vendas, a Undandy tomou uma decisão estratégica, mudando de uma produção terciária para integrar uma linha de produção vertical, e com isso, construir sua própria fábrica. Um dos principais motivos que levou a esta decisão foi a de conseguir cumprir o prazo de entrega estabelecido de duas semanas e reduzi-lo.
A tese apresentada é um “case study” sobre uma empresa portuguesa, a Undandy, que opera na indústria do calçado de alta qualidade. O objetivo deste “case study” é abordar os desafios que uma startup pode enfrentar durante o período de crescimento. O caso foi descrito para fins educacionais e pode ajudar os alunos a expandir os seus conhecimentos sobre práticas reais de conceitos teóricos. Em todo o caso, foram usados teorias e princípios para analisar a decisão estratégica da startup e investigar oportunidades que poderiam contribuir para o sucesso a longo prazo. O foco principal deste caso foi a análise das diferentes decisões estratégicas que permitiram à empresa se diferenciar e conquistar uma posição competitiva no mercado. A ideia do projeto da Undandy surgiu quando os dois empresários Rafic Daud e Gonçalo Henrique identificaram uma lacuna na indústria de calçado para homens. Para eles foi sempre difícil encontrar o perfeito par de sapatos. Por essa razão, aproveitaram a oportunidade e criaram uma marca que oferece ao público calçado totalmente personalizável projetado pelo seu único canal: a página web. No que diz respeito à produção do calçado, essa é realizada por um fabricante localizado no norte de Portugal e com 90% das vendas orientadas para o mercado internacional. Devido ao crescente número de vendas, a Undandy tomou uma decisão estratégica, mudando de uma produção terciária para integrar uma linha de produção vertical, e com isso, construir sua própria fábrica. Um dos principais motivos que levou a esta decisão foi a de conseguir cumprir o prazo de entrega estabelecido de duas semanas e reduzi-lo.
Description
Keywords
High-quality footwear industry Portugal Leather shoes Strategic management Startup Outsourcing Indústria de calçado de alta-qualidade Calçado de pele Gestão estratégica Terceirização
