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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation examines how sustainable, secondhand, or conventional fashion clothing
trigger different purchasing behaviors among consumers with distinct outdoor sports-orientation.
An experimental study was conducted to test the impact of the type of fashion clothing
(conventional, sustainable, secondhand) on purchasing behaviors (product purchasing intention
and willingness-to-pay). Also, the impact of outdoor sports orientation on nature connectedness
and environmental attitudes was assessed, to confirm whether outdoor sports-oriented consumers
have higher environmental attitudes. Hence, outdoor sports orientation will be tested as a possible
moderator on the relation of type of fashion clothing and purchasing behaviors. Further,
environmental knowledge may play a role in this context, hence its mediating effect on the
relationship between outdoor sports orientation and purchasing behaviors was evaluated. Findings
reveal that consumers would rather purchase secondhand rather than new sustainable fashion
clothing, however, they are willing to pay a price premium for the new sustainable ones. Further,
outdoor sports orientation has a positive impact on nature connectedness and environmental
attitudes. Additionally, mediation analysis shows environmental knowledge indirectly impacts the
relationship between outdoor sports orientation and purchasing intentions. These findings provide
relevant theoretical insights into the previously established link between outdoor sports orientation
and environmental attitudes, particularly by filling a research gap related to sustainable fashion
purchasing behavior. It also provides brand managers with practical guidance on why and how
they should implement these findings in their businesses, specifically in the form of brand-owned
secondhand platforms to extend the lifecycles of their products and appeal to consumer
preferences.
Esta dissertação analisa como roupa sustentável, em segunda mão e/ou convencional desencadeia diferentes comportamentos de compra entre os consumidores com distintas orientações desportivas ao ar livre. Conduziu-se um estudo experimental visando testar o impacto do tipo de roupa (convencional, sustentável, em segunda mão) em comportamentos de compra (intenção de compra, vontade de pagar). Ainda se avaliou o impacto da orientação desportiva ao ar livre nas atitudes ambientais, de modo a confirmar se estes consumidores possuem mais atitudes ambientais. Como o conhecimento ambiental impacta incontestavelmente este contexto, a orientação desportiva ao ar livre foi testada como possível moderadora na relação do tipo de roupa e comportamentos de compra. Os resultados mostram que os consumidores preferem comprar em segunda mão em vez de roupa nova, mas estão dispostos a pagar mais por roupas novas sustentáveis. Além disso, a orientação desportiva ao ar livre mostrou um impacto positivo na conexão com a natureza e atitudes ambientais. Adicionalmente, a análise da mediação revelou uma influência indireta do conhecimento ambiental na relação entre orientação desportiva ao ar livre e intenção de compra. Estes resultados fornecem informações relevantes acerca da relação entre orientação desportiva ao ar livre e atitudes ambientais, preenchendo uma lacuna na investigação referente ao comportamento de compra de moda sustentável. Fornecem ainda aos gestores das marcas, orientações práticas sobre porquê e como devem implementar estas descobertas nos seus negócios, especificamente sob a forma de plataformas de segunda mão procurando alargar os ciclos de vida dos seus produtos e apelar às preferências dos consumidores.
Esta dissertação analisa como roupa sustentável, em segunda mão e/ou convencional desencadeia diferentes comportamentos de compra entre os consumidores com distintas orientações desportivas ao ar livre. Conduziu-se um estudo experimental visando testar o impacto do tipo de roupa (convencional, sustentável, em segunda mão) em comportamentos de compra (intenção de compra, vontade de pagar). Ainda se avaliou o impacto da orientação desportiva ao ar livre nas atitudes ambientais, de modo a confirmar se estes consumidores possuem mais atitudes ambientais. Como o conhecimento ambiental impacta incontestavelmente este contexto, a orientação desportiva ao ar livre foi testada como possível moderadora na relação do tipo de roupa e comportamentos de compra. Os resultados mostram que os consumidores preferem comprar em segunda mão em vez de roupa nova, mas estão dispostos a pagar mais por roupas novas sustentáveis. Além disso, a orientação desportiva ao ar livre mostrou um impacto positivo na conexão com a natureza e atitudes ambientais. Adicionalmente, a análise da mediação revelou uma influência indireta do conhecimento ambiental na relação entre orientação desportiva ao ar livre e intenção de compra. Estes resultados fornecem informações relevantes acerca da relação entre orientação desportiva ao ar livre e atitudes ambientais, preenchendo uma lacuna na investigação referente ao comportamento de compra de moda sustentável. Fornecem ainda aos gestores das marcas, orientações práticas sobre porquê e como devem implementar estas descobertas nos seus negócios, especificamente sob a forma de plataformas de segunda mão procurando alargar os ciclos de vida dos seus produtos e apelar às preferências dos consumidores.
Description
Keywords
Fashion clothing Sustainability Secondhand Purchasing behaviors Outdoor sport orientation Nature connectedness Environmental attitudes Environmental knowledge Product purchasing intention Willingness-to-pay Roupa Sustentabilidade Em segunda mão Comportamentos de compra Orientação desportiva ao ar livre Conexão com a natureza Atitudes ambientais Conhecimento ambiental Intenção de compra Vontade de pagar