Publication
Introducing eVTOLs in Germany : an analysis of factors affecting the adoption among shared mobility concepts
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Fernandes, Daniel Von Der Heyde | |
| dc.contributor.author | Hormann, Gregor | |
| dc.date.accessioned | 2021-10-12T14:21:57Z | |
| dc.date.available | 2021-10-12T14:21:57Z | |
| dc.date.issued | 2021-04-28 | |
| dc.date.submitted | 2021-04 | |
| dc.description.abstract | As a novel shared mobility concept aiming to counteract the increasing population and congestion in urban areas, Urban Air Mobility (UAM) plans on utilizing uncongested airspace to transport travelers by means of flying air taxis. Its introduction brings many novel aspects with it, which could cause welcoming as well as aversive attitudes among potential users. Accordingly, the purpose of this thesis is to identify attributes affecting the adoption of travelers. Thereby, the influence of several transport-related, attitudinal and socio-economic factors is examined through the conduct of qualitative and quantitative research. Separate key driver analyses for manually piloted (PFT) and autonomously flying air taxis (AFT) allow understanding the impact of the variables on the respective concepts. The results indicate that the travel time of both concepts positively affects travelers, whereas the predicted travel cost poses an obstacle for a potential adoption. Waiting time stands out as having opposite effects on the concepts. Among attitudinal variables, both safety and cleanliness influence the likelihood of usage. Furthermore, it was found that respondents with a higher level of education and technological affinity are more likely to adopt UAM as a substitutive way of transport, while male individuals show significantly higher interest in adopting AFTs than females. Based on the results, several managerial implications could be deduced, aiming to support companies entering the german market. | pt_PT |
| dc.description.abstract | Sendo um novo conceito de mobilidade partilhada que visa contrariar o aumento da população e o congestionamento nas zonas urbanas, a Urban Air Mobility (UAM) planeia utilizar o espaço aéreo não congestionado para transportar viajantes através de táxis voadores. A sua introdução envolve vários aspetos inovadores, que podem causar atitudes acolhedoras, bem como aversivas, entre os potenciais utilizadores. Consequentemente, o objetivo desta tese visa identificar os atributos que afetam a adoção dos viajantes. Deste modo, a influência de vários fatores relacionados com o transporte, comportamentais, e socioeconómicos, será examinada através da realização de investigação qualitativa e quantitativa. Análises distintas dos principais determinantes para táxis aéreos pilotados manualmente (PFT), e de voo autónomo (AFT), permitem compreender o impacto das variáveis sobre os respetivos conceitos. Os resultados indicam que o tempo de viagem de ambos os conceitos afetam positivamente os viajantes, enquanto que o custo de viagem previsto constitui um obstáculo para uma potencial adoção. O tempo de espera destaca-se como tendo efeitos opostos sobre os conceitos. Entre as variáveis comportamentais, tanto a segurança como a limpeza influenciaram a probabilidade de utilização. Além disso, verificou-se que os inquiridos com um nível de educação e afinidade tecnológica mais elevado têm maior probabilidade de adotar a UAM como meio de transporte substituto, enquanto que os indivíduos masculinos demonstram um interesse significativamente maior na adoção de AFTs do que os indivíduos femininos. Com base nos resultados, várias implicações administrativas poderiam ser deduzidas, com o objetivo de apoiar empresas a entrar no mercado alemão. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202728935 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/35511 | |
| dc.language.iso | eng | pt_PT |
| dc.subject | eVTOL | pt_PT |
| dc.subject | Factors affecting adoption | pt_PT |
| dc.subject | Shared mobility | pt_PT |
| dc.subject | Urban Air Mobility | pt_PT |
| dc.subject | Fatores que afetam a adopção | pt_PT |
| dc.subject | Mobilidade partilhada | pt_PT |
| dc.subject | Mobilidade aérea urbana | pt_PT |
| dc.title | Introducing eVTOLs in Germany : an analysis of factors affecting the adoption among shared mobility concepts | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Gestão e Administração de Empresas | pt_PT |
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