Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Processos organizacionais das escolas e o (in)sucesso escolar: um modelo de análise

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
101264817.pdf490.52 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O modelo de análise que será apresentado foi construído no âmbito de uma investigação cuja problemática se situou ao nível dos processos organizacionais das escolas e a sua relação com (in)sucesso escolar. Na investigação realizada foi eleito como objeto de investigação os fatores que promovem a inconsistência dos processos e dos resultados educativos. O modelo mobilizou várias dimensões de análise, desde a sala de aula ao contexto educativo. Como nas organizações escolares as diferentes variáveis se entrelaçam e se influenciam mutuamente, não existindo fronteiras rígidas a separá-las, o modelo esboçado cruzou variáveis, de uma forma dinâmica, partindo de uma pluralidade das lentes teóricas convocadas, cruzando diferentes olhares, perspetivas e teorias com vista à leitura desta realidade complexa, inscrita em múltiplas subjetividades.

Description

Keywords

Fatores organizacionais (In)sucesso escolar Modelo de análise

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Católica Portuguesa

CC License