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Authors
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Abstract(s)
With sustainability becoming one of today’s hot topics, people are increasingly committed to a greener lifestyle, with an eco-friendlier consumption and more conscious purchasing decisions. But is people’s sustainable commitment also evident in their fashion consumption habits? Thus, this research aims to analyze consumer behavior/attitudes towards sustainable fashion, identify the relevant factors considered in their purchasing decisions and if they are willing to spend more on sustainable fashion products. For such, an online experiment was conducted. Participants were randomly exposed to only one of three possible sustainability claims: footprint reduction, waste reuse and sustainability certifications, to understand if the various claims had a different impact on consumer behavior. Indeed, the results show that the sustainability certifications claim has a higher overall impact on consumers’ willingness to purchase sustainable fashion products than the other two claims.
The consumers’ sustainable character (“Green”/“No-Green”) also influences their pro-environmental attitudes; “Greens” seem to be willing to pay more for sustainable products.
The impact of the generational effect on the adoption of sustainable behaviors, addressed in this study, shows that there are practically no differences in the thinking and attitudes of different generations (Z, Millennials, X and Baby Boomers) towards sustainability. Although surprising, given past research on that particular topic, this result may be a starting point for deeper future research across generations.
Nevertheless, one of the main take-aways is that companies must clearly and transparently communicate their sustainability claims, as this can have a positive effect on consumer attitudes towards the brand.
Sendo a sustentabilidade um dos tópicos da atualidade, cada vez mais as pessoas procuram adotar um estilo de vida mais sustentável, um consumo mais ecológico e tomar decisões mais conscientes. Mas será que este compromisso sustentável também se reflete nas suas escolhas de produtos de moda? Este estudo visa analisar o comportamento/atitudes dos consumidores relativamente à moda sustentável, identificar os fatores-chave considerados nas suas decisões de compra e a sua disponibilidade para pagar mais por produtos de moda sustentáveis. Para tal, foi realizado um estudo experimental online. Os participantes foram expostos aleatoriamente a uma de três possíveis sustainability claims: redução da pegada ecológica, reutilização de resíduos e certificações de sustentabilidade, para perceber se as várias claims tinham um impacto diferente no comportamento do consumidor. De facto, os resultados mostram que a claim certificações de sustentabilidade tem um impacto global superior na sua disposição para comprar produtos de moda sustentáveis. O caráter sustentável dos indivíduos (“Verde”/“Não-Verde”) também influencia as suas atitudes pró-ambientais; Os “Verdes” mostram-se dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. Quanto ao impacto do efeito geracional na adoção de comportamentos/atitudes sustentáveis, os resultados revelam praticamente não existirem diferenças entre as gerações em estudo (Z, Millennials, X e Baby Boomers). Embora surpreendente face a estudos anteriores, este resultado pode ser um ponto de partida para pesquisas futuras mais aprofundadas entre gerações. Concluindo, as empresas devem comunicar de forma clara e transparente as suas sustainability claims, pois isso pode ter um efeito positivo nas atitudes dos consumidores em relação à marca.
Sendo a sustentabilidade um dos tópicos da atualidade, cada vez mais as pessoas procuram adotar um estilo de vida mais sustentável, um consumo mais ecológico e tomar decisões mais conscientes. Mas será que este compromisso sustentável também se reflete nas suas escolhas de produtos de moda? Este estudo visa analisar o comportamento/atitudes dos consumidores relativamente à moda sustentável, identificar os fatores-chave considerados nas suas decisões de compra e a sua disponibilidade para pagar mais por produtos de moda sustentáveis. Para tal, foi realizado um estudo experimental online. Os participantes foram expostos aleatoriamente a uma de três possíveis sustainability claims: redução da pegada ecológica, reutilização de resíduos e certificações de sustentabilidade, para perceber se as várias claims tinham um impacto diferente no comportamento do consumidor. De facto, os resultados mostram que a claim certificações de sustentabilidade tem um impacto global superior na sua disposição para comprar produtos de moda sustentáveis. O caráter sustentável dos indivíduos (“Verde”/“Não-Verde”) também influencia as suas atitudes pró-ambientais; Os “Verdes” mostram-se dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. Quanto ao impacto do efeito geracional na adoção de comportamentos/atitudes sustentáveis, os resultados revelam praticamente não existirem diferenças entre as gerações em estudo (Z, Millennials, X e Baby Boomers). Embora surpreendente face a estudos anteriores, este resultado pode ser um ponto de partida para pesquisas futuras mais aprofundadas entre gerações. Concluindo, as empresas devem comunicar de forma clara e transparente as suas sustainability claims, pois isso pode ter um efeito positivo nas atitudes dos consumidores em relação à marca.
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Keywords
Sustainability Ethical consumption Fashion Sustainability claims Sustentabilidade Consumo ético Moda
