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A educação nova e o novismo em educação o novo como ilusão necessária
| dc.contributor.author | Araújo, Alberto Filipe | |
| dc.contributor.author | Araújo, Joaquim Machado de | |
| dc.date.accessioned | 2018-12-11T13:21:55Z | |
| dc.date.available | 2018-12-11T13:21:55Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | Este artigo assinala as vertentes utópica e ideológica da visão educativa da Educação Nova. Distingue uma perspetiva do totalmente novo fechado sobre si próprio, que se absolutiza e visa instaurar um mundo totalmente outro, e uma perspetiva do novo relativo, que reconhece as partes da novidade que estão “aí” à espera de uma formulação sistemática que as acolha e lhes dê o sentido de um todo. Um todo sempre não completo e, por isso, inconfundível com o campo da experiência e aberto a outras partes da novidade de que o todo possa carecer, mesmo que o ignore. Discorre também analítica e criticamente sobre a natureza do “novo” que a “novidade” da Educação Nova seria suposto veicular, e indaga se ele não é mais uma ilusão provocada pela crença e pelo desejo dos fundadores da Educação Nova do que, na verdade, um facto substantivo e radicalmente inovador como eles o pretendiam fazer crer. Por fim, considera as trocas mútuas da ideologia e da utopia enquanto figuras da imaginação e, reconhecendo a incorporação de partes do Novo na Escola Tradicional, identifica o impoder da Educação Nova e reafirma o Novo como ilusão necessária a um movimento de renovação pedagógica. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Araújo, A. F., Machado De Araújo, J. (2018). A educação nova e o novismo em educação: o novo como ilusão necessária. Revista Portuguesa de Educação, 31(2), 23-36 | pt_PT |
| dc.identifier.doi | 10.21814/rpe.13719 | pt_PT |
| dc.identifier.eid | 85061308965 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/26338 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | Universidade do Minho | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Esperança | pt_PT |
| dc.subject | Educação nova | pt_PT |
| dc.subject | Escola tradicional | pt_PT |
| dc.subject | Rutura | pt_PT |
| dc.title | A educação nova e o novismo em educação o novo como ilusão necessária | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 36 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 31 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 23 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Educação | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
| person.familyName | Machado de Araújo | |
| person.givenName | Joaquim | |
| person.identifier.ciencia-id | 2419-FA15-B90F | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1875-9640 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | cd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956 |
