Repository logo
 
Publication

Educação social em Portugal: exigências de formação

dc.contributor.authorVaz, Cindy
dc.contributor.authorCamões, Ana
dc.contributor.authorSousa, Isabel
dc.contributor.authorMartins, Rosa
dc.contributor.authorBaptista, Isabel
dc.date.accessioned2024-12-18T10:27:26Z
dc.date.available2024-12-18T10:27:26Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA Pedagogia Social define-se como saber educacional que enquadra os processos de formação ao longo da vida, desenvolvidos numa perspetiva de solidariedade social, constituindo-se como o conhecimento profissional dos educadores sociais. Com base nestes pressupostos, quisemos saber em que medida ela é valorizada no âmbito da formação inicial proporcionada pelas Instituições de Ensino Superior com oferta em Educação Social. Assim, elegemos três objetivos de estudo visando identificar e caracterizar o lugar da Pedagogia Social nos planos de estudo das licenciaturas existentes em Portugal, bem como na formação dos respetivos docentes, tentando, por último, indagar sobre a perceção dos atores profissionais. Para esse efeito, optámos por uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, com recurso à consulta documental e à inquirição direta de atores. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que a Pedagogia Social é valorizada pelos atores institucionais, no que diz respeito à oferta curricular e ao perfil dos docentes.pt_PT
dc.description.abstractSocial Pedagogy is defined as an educational knowledge that frames lifelong learning processes developed in a perspective of social solidarity, constituting the professional knowledge of social educators. Based on these assumptions, we wanted to know to what extent it is valued within the initial training provided by Higher Education Institutions with offers in Social Education. Thus, we elected three study objectives aimed at identifying and characterizing the place of Social Pedagogy in the study plans of existing undergraduate degrees in Portugal, as well as in the training of the respective teachers, trying, finally, to enquire the perception of the professional actors. To this end, we opted for a methodological approach of a qualitative nature, using document consultation and the direct questioning of actors. The analysis of the data collected allowed us to conclude that Social Pedagogy is valued by the institutional actors, with regard to the curricular offer and the profile of the teachers.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.eid85177841518
dc.identifier.issn1646-9895
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/47573
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogia socialpt_PT
dc.subjectEducação socialpt_PT
dc.subjectEducadores sociaispt_PT
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectSaber profissionalpt_PT
dc.subjectSocial pedagogypt_PT
dc.subjectSocial educationpt_PT
dc.subjectSocial educatorspt_PT
dc.subjectInitial trainingpt_PT
dc.subjectProfessional knowledgept_PT
dc.titleEducação social em Portugal: exigências de formaçãopt_PT
dc.title.alternativeSocial education in Portugal - training requirementspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage645pt_PT
oaire.citation.startPage637pt_PT
oaire.citation.titleRISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
89993549.pdf
Size:
1.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: