Repository logo
 
Publication

Tecnologias de informação e comunicação na educação: representações e imagens

dc.contributor.authorFiorentini, Cristiane de Oliveira
dc.contributor.authorSilva, Ariane Franco Lopes da
dc.date.accessioned2024-10-29T11:18:06Z
dc.date.available2024-10-29T11:18:06Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO estudo objetiva compreender o que os professores pensam sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, e encontra apoio teórico-metodológico na teoria das representações sociais idealizada por Serge Moscovici (1978). Trata-se de um recorte de uma investigação maior que desenvolveu um instrumento diversificado com associação livre de palavras, questionários, questão metafórica e seleção de imagens com professores do ensino fundamental I e II e do ensino médio. A pesquisa foi online e ocorreu no início da pandemia causada pelo Covid-19. Esses professores participaram de um curso de formação continuada sobre as TICs na educação no âmbito de um programa de formação continuada da Secretaria de Educação. Nesse recorte, apresentamos os resultados coletados de 292 professores do ensino médio da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. Os resultados e análises apresentados nesse estudo referem-se à questão metafórica ‘Se as TICs fossem um objeto, que objeto seria? Por quê?’, e da seleção de imagens onde os professores deveriam selecionar o EMOJI que melhor representa o sentimento dos seus colegas professores em relação às TICs. As respostas à questão das metáforas e da seleção de imagens foram catalogadas, classificadas em categorias e analisadas segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). As justificativas apresentadas para as metáforas foram transcritas para um único documento e processadas pelo software Iramuteq (2000), conforme os estudos de Reinert (1983). Os resultados indicam que as RS sobre as TICs se objetivam em imagens e palavras que traduzem os materiais didáticos tradicionalmente utilizados em sala de aula e se ancoram nos conhecimentos culturalmente produziados e compartilhados sobre o ensinar e o aprender. Os resultados da pesquisa podem subsidiar programas e projetos de formação continuada de professores que promovam ressignificações dos modelos mais tradicionais de dar aula, de ensinar e de aprender.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/47066
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectRepresentações sociaispt_PT
dc.subjectImagenspt_PT
dc.subjectFormação continuada de professorespt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.titleTecnologias de informação e comunicação na educação: representações e imagenspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrazilpt_PT
oaire.citation.endPage12878pt_PT
oaire.citation.startPage12869pt_PT
oaire.citation.titleXV Congresso Nacional de Educação: EDUCEREpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
106729299.pdf
Size:
239.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: