Publication
Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica
dc.contributor.author | Araújo, Joaquim Machado de | |
dc.contributor.author | Araújo, Alberto Filipe | |
dc.date.accessioned | 2018-09-12T14:50:05Z | |
dc.date.available | 2018-09-12T14:50:05Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Este artigo problematiza a relação entre utopia e educação na dimensão de possibilidade desejável e afirma a necessidade de limites éticos a uma perspectiva perfeccionista, identifica a complementaridade da utopia e da ideologia e realça a importância do “novo” na afirmação de uma proposta alternativa à pedagogia vigente. Depois, enquadra a novidade da “escola por medida” no âmbito da visão educativa da Educação Nova, distinguindo o modelo e as suas concretizações. Por fim, afirma a necessidade de atualização desta ideiade justiça educativa de acordo com a época que vivemos e a identidade narrativa da comunidade em que a escola se insere | |
dc.description.abstract | This article discusses the relation between utopia and education in the dimension of desirable possibility, affirms the necessity of ethical limits to a perfectionist perspective, identifies the complementarity of utopia and ideology, and highlights the importance of the "new" for establishing an alternative proposal to the current pedagogy. Then, it analyse the novelty of the "tailored learning" within the scope of the educational vision of the New Education distinguishing the model and its concretizations. Finally, it affirms the need to update this idea of educational justice adjusting it to the current time and the narrative identity of the community in which the school is inserted | |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Machado, J., Araújo, A. F. (2018). Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica. EDUCA - International Catholic Journal of Education, 4, 7-22 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-5136 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/25673 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Utopia | pt_PT |
dc.subject | Ideologia | pt_PT |
dc.subject | Escola por medida | pt_PT |
dc.subject | Justiça educativa | pt_PT |
dc.subject | Ideology | |
dc.subject | Tailored learning | |
dc.subject | Educational justice | |
dc.title | Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 22 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 4 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.title | EDUCA - International Catholic Journal of Education | pt_PT |
person.familyName | Machado de Araújo | |
person.familyName | Araújo | |
person.givenName | Joaquim | |
person.givenName | Alberto Filipe | |
person.identifier.ciencia-id | 2419-FA15-B90F | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1875-9640 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4693-8681 | |
person.identifier.rid | M-9334-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55746057400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9c170f55-6bc8-4827-a954-163e075229de | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956 |