Repository logo
 
Publication

Culturas colaborativas e lideranças pedagógicas: constrangimentos organizacionais, culturais e horizontes de possibilidades

dc.contributor.authorPinheiro, Generosa Pinto Silva Vilela
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2023-05-18T17:11:09Z
dc.date.available2023-05-18T17:11:09Z
dc.date.issued2023-05
dc.description.abstractNum momento de viragem de paradigma da administração educativa ao nível do centro político e administrativo, em que o discurso da autonomia das escolas tem deixado algumas marcas nos modos de gestão escolar em Portugal, é importante percecionar cada mudança de uma forma coerente e integradora. Assim, a fim de verificar se os modos de trabalho dos professores têm efetivamente mudado, é conveniente que compreendamos a(s) cultura(s) escolares que marcam o espaço em que os professores exercem a sua atividade e a influência das lideranças no modo como desenvolvem o seu trabalho, sobretudo com os colegas. Para percebermos a forma como a colaboração e as lideranças podem estar a serviço de um professor colaborativo e reflexivo, adotamos uma investigação naturalista de tipo humanista-interpretativo, conjugando uma abordagem quantitativa e qualitativa. Para caracterizarmos a(s) cultura(s) da escola, usamos processos de análise de dados baseados numa estatística de natureza descritiva, que submetemos a uma análise e interpretação estrutural e semântica. Por outro lado, para aprofundarmos alguns contextos singulares e as perspetivas de atores individuais, optamos por uma abordagem qualitativa. Analisados os dados, concluímos que, embora se note da parte da generalidade dos atores escolares uma vontade para instituir a inovação, revelada através da implementação de diferentes dinâmicas colaborativas, esta mudança tem sido muito lenta, ténue e limitada por estrangulamentos estruturais, pela falta de saber fazer e pela fragmentação ou pela balcanização inscritos na história da organização escolar portuguesa e de um corpo docente socializado numa prática profissional solitária e individualista.pt_PT
dc.description.abstractAt a time of paradigm change in educational management in terms of the political and administrative centre, in which the discourse around the autonomy of schools has made some marks on the means of schools management in Portugal, it is important to perceive each change within a coherent and integrative framework. Thus, in order to verify whether the working modes of teachers have effectively changed, we need to grasp the school culture(s) that shape the environment(s) in which teachers engage in their activities and influence the leadership and the way they go about their tasks, especially with colleagues. In order to perceive the ways in which collaboration and leadership may be deployed in the service of collaborative and reflective teachers, we adopt a naturalist research approach of a humanist-interpretative type, combining quantitative and qualitative methodologies. In order to characterise the cultures(s) of schools, we deploy a data-based process analysing descriptive statistics subjected to structural and semantic structural interpretation. Furthermore, in order to deepen some of these unique contexts and incorporating the perspectives of individual actors, we also apply a qualitative approach. After analysis of the data, we conclude that, even while noting that the majority of actors in schools display the will to engage with innovation, demonstrated through the implementation of different collaborative dynamics, such change has only taken place very slowly and remains tenuous and limited by structural restrictions, a lack of know-how and the fragmentation and balkanisation handed down by the history of the Portuguese school organisation and teaching staff socialised in a solitary and individualist professional practices.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/S1678-4634202349250989
dc.identifier.doi85161497430
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/41174
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectLideranças pedagógicaspt_PT
dc.subjectProfissionalismo interativopt_PT
dc.subjectComunidades de aprendizagempt_PT
dc.subjectEquipas educativaspt_PT
dc.subjectCollaborative workingpt_PT
dc.subjectPedagogic leadershipspt_PT
dc.subjectInteractive professionalismpt_PT
dc.subjectLearning communitiespt_PT
dc.subjectEducation teamspt_PT
dc.titleCulturas colaborativas e lideranças pedagógicas: constrangimentos organizacionais, culturais e horizontes de possibilidadespt_PT
dc.title.alternativeCollaborative cultures and pedagogic leaderships: organisational, cultural constraints and the scope of opportunitiespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleEducação e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da USP = Education and Researchpt_PT
oaire.citation.volume49pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Generosa_Pinheiro_Jos_Matias_Alves_Culturas_colaborativas_e_lideran_as_2023.pdf
Size:
148.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: