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Could market efficiency explain the disappearance of the “end of month” effect?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
datacite.subject.sdg08:Trabalho Digno e Crescimento Económico
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes
dc.contributor.advisorSchliephake, Eva
dc.contributor.authorGil, Henrique de Oliveira
dc.date.accessioned2025-12-19T12:19:50Z
dc.date.available2025-12-19T12:19:50Z
dc.date.issued2025-02-03
dc.date.submitted2025-01-01
dc.description.abstractThis study investigates the disappearance of the end of month effect in the period from 2006 to 2023. Previously, from 1987 to 2005 the end of month effect was present in both CRSP value weighted and equal weighted indexes as proven by McConell and Xu (2008) which presents a challenge to Efficient Market Hypothesis introduced by Eugene Fama (1970), however in recent years the effect has vanished. An increase of market efficiency hypothesis is studied here using an event study methodology to evaluate abnormal returns and cumulative abnormal returns across the two periods. While some findings suggest that an increase in market efficiency may have influenced the disappearance of the effect, the evidence does not conclusively support a significant improvement in market efficiency between the two periods.eng
dc.description.abstractEste estudo investiga o desaparecimento do efeito de final de mês no período de 2006 a 2023. Anteriormente, de 1987 a 2005, o efeito de final de mês estava presente tanto no índice CRSP ponderado por valor de mercado como no índice índices igualmente ponderado, conforme comprovado por McConell e Xu (2008) o que representa um desafio à Hipótese de Mercado Eficiente introduzida por Eugene Fama (1970), mas nos últimos anos o efeito desapareceu. A hipótese de aumento de eficiência de mercado é estudada aqui usando uma metodologia de estudo de eventos para avaliar retornos anormais e retornos anormais acumulados ao longo dos dois períodos. Embora algumas conclusões sugiram que um aumento na eficiência do mercado possa ter influenciado o desaparecimento do efeito, os dados não apoiam de forma conclusiva uma melhoria significativa na eficiência do mercado entre os dois períodos.por
dc.identifier.tid203908139
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/55999
dc.language.isoeng
dc.rights.uriN/A
dc.subjectAbnormal returns
dc.subjectAnomalias de calendário
dc.subjectCalendar anomalies
dc.subjectEfeito fim do mês
dc.subjectEficiência de mercado
dc.subjectEnd of month effect
dc.subjectEstudo de eventos
dc.subjectEvent study
dc.subjectMarket efficiency
dc.subjectRetornos anormais
dc.titleCould market efficiency explain the disappearance of the “end of month” effect?eng
dc.title.alternativePoderá a eficiência do mercado explicar o desaparecimento do efeito “fim de mês”?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Finanças

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