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Authors
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Abstract(s)
Long patient waiting times are a major concern within primary health care clinics, causing lower patient dissatisfaction and health care quality. Within several other industries, mobile queuing systems that use real-time order fulfilment are used to address similar issues. Due to the enormous potential user base that is associated with it, the primary health care sector represents a significant market opportunity, and the question arises as to what is necessary for such software systems to be adopted there as well. For this, the decision-making process of the practice managing physicians, as decision-makers, needs to be examined.
The purpose of this study is to identify the influencing factors for primary care physicians’ intention to use new appointment management systems that are based on real-time mobile queueing. Thereby, valuable insights for potential future development and promotion shall be derived.
An adapted and extended version of the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) was developed as conceptual research model. A scenario-based survey experiment was chosen to answer the research hypotheses and questions.
The most important factor for the usage intention of physicians is Performance Expectancy. Furthermore, Opinions of Employees, Patients and Competitors were also found to have a significant influence on the usage intention of physicians. The paradox relationship between physician as decision-maker and patients as primary subject to potential advantage, was identified as most crucial aspect of adoption.
Os longos tempos de espera dos pacientes são uma grande preocupação dentro das clínicas de cuidados de saúde primários, causando menor insatisfação dos pacientes e qualidade dos cuidados de saúde. Dentro de várias outras indústrias, são utilizados sistemas móveis de fila de espera que utilizam o cumprimento de encomendas em tempo real para tratar de questões semelhantes. O sector dos cuidados de saúde primários representa uma oportunidade de mercado significativa, e coloca-se a questão de saber o que é necessário para que tais sistemas de software sejam adoptados pelos médicos que gerem a prática, como decisores relevantes também neste campo. O objectivo deste estudo é identificar os factores que influenciam a intenção dos médicos de cuidados primários de saúde de utilizar novos sistemas de gestão de consultas que se baseiam em filas de espera móveis em tempo real. Deste modo, devem ser obtidos conhecimentos valiosos para um potencial desenvolvimento e promoção futuros. Foi desenvolvida uma versão adaptada e alargada da Teoria Unificada de Aceitação e Utilização de Tecnologia (UTAUT) como modelo de investigação conceptual. Foi escolhida uma experiência de inquérito baseada em cenários para responder às hipóteses e questões de investigação. O factor mais importante para a intenção de utilização por parte dos médicos é a Esperança de Desempenho. Verificou-se também que as opiniões de Empregados, Pacientes e Concorrentes tinham uma influência significativa. A relação paradoxal entre o médico como decisor e os pacientes como principal sujeito a potenciais vantagens, foi identificada como o aspecto mais crucial da adopção.
Os longos tempos de espera dos pacientes são uma grande preocupação dentro das clínicas de cuidados de saúde primários, causando menor insatisfação dos pacientes e qualidade dos cuidados de saúde. Dentro de várias outras indústrias, são utilizados sistemas móveis de fila de espera que utilizam o cumprimento de encomendas em tempo real para tratar de questões semelhantes. O sector dos cuidados de saúde primários representa uma oportunidade de mercado significativa, e coloca-se a questão de saber o que é necessário para que tais sistemas de software sejam adoptados pelos médicos que gerem a prática, como decisores relevantes também neste campo. O objectivo deste estudo é identificar os factores que influenciam a intenção dos médicos de cuidados primários de saúde de utilizar novos sistemas de gestão de consultas que se baseiam em filas de espera móveis em tempo real. Deste modo, devem ser obtidos conhecimentos valiosos para um potencial desenvolvimento e promoção futuros. Foi desenvolvida uma versão adaptada e alargada da Teoria Unificada de Aceitação e Utilização de Tecnologia (UTAUT) como modelo de investigação conceptual. Foi escolhida uma experiência de inquérito baseada em cenários para responder às hipóteses e questões de investigação. O factor mais importante para a intenção de utilização por parte dos médicos é a Esperança de Desempenho. Verificou-se também que as opiniões de Empregados, Pacientes e Concorrentes tinham uma influência significativa. A relação paradoxal entre o médico como decisor e os pacientes como principal sujeito a potenciais vantagens, foi identificada como o aspecto mais crucial da adopção.
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Keywords
Patient waiting time Primary health care Mobile queueing UTAUT Technology acceptance Diffusion of innovation Real-time tracking
