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Authors
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Abstract(s)
Voice assistants (VAs) have gained popularity in recent years due to advances in artificial intelli gence, natural language processing, and the internet of things. Despite their potential to revolu tionize human-technology interactions, the adoption of VAs has been limited by concerns about
privacy and trust. To better understand how to address these barriers, this study aims to identify
the factors influencing trust in VAs and explore ways to improve trust. Four hypotheses were
formulated based on existing literature and user interviews: H1, brand trust has a positive impact
on overall trust in VAs; H2, hedonic value perception has a positive effect on general trust in VAs;
H2a, hedonic value perception has a more significant impact on general trust in VAs than utilitar ian value perception; and H3, older adults have more trust in VAs compared to other age groups.
A survey of participants from the DACH region was conducted and analyzed, confirming H1, H2,
and H3 but negating H2a. These findings highlight the importance of brand trust and hedonic value
perception in building trust in VAs and suggest that older adults may be more trusting of the technology.
Os assistentes de voz (VAs) ganharam popularidade nos últimos anos devido aos avanços na inteligência artificial, no processamento da linguagem natural, e na Internet das coisas. Apesar do seu potencial para revogar as interacções humano-tecnologia, a adopção de assistentes de voz tem sido limitada por preocupações sobre privacidade e confiança. Para melhor compreender como abordar estas barreiras, este estudo visa identificar os factores que influenciam a confiança nos VAs e explorar formas de melhorar a confiança. Quatro hipóteses foram formuladas com base na literatura existente e em entrevistas a utilizadores: H1, a confiança na marca tem um impacto positivo na confiança global em VAs; H2, a percepção do valor hedónico tem um impacto positivo na confiança geral em VAs; H2a, a percepção do valor hedónico tem um impacto maior na confiança geral em VAs do que a percepção do valor utilitário; e H3, os adultos mais velhos têm mais confiança em VAs em comparação com outros grupos etários. Foi realizado e analisado um inquérito aos participantes da região DACH, confirmando H1, H2, e H3, mas negando H2a. Estes resultados salientam a importância da confiança na marca e da percepção do valor hedónico na construção da confiança em VAs e sugerem que os adultos mais velhos podem ter mais confiança na tecnologia.
Os assistentes de voz (VAs) ganharam popularidade nos últimos anos devido aos avanços na inteligência artificial, no processamento da linguagem natural, e na Internet das coisas. Apesar do seu potencial para revogar as interacções humano-tecnologia, a adopção de assistentes de voz tem sido limitada por preocupações sobre privacidade e confiança. Para melhor compreender como abordar estas barreiras, este estudo visa identificar os factores que influenciam a confiança nos VAs e explorar formas de melhorar a confiança. Quatro hipóteses foram formuladas com base na literatura existente e em entrevistas a utilizadores: H1, a confiança na marca tem um impacto positivo na confiança global em VAs; H2, a percepção do valor hedónico tem um impacto positivo na confiança geral em VAs; H2a, a percepção do valor hedónico tem um impacto maior na confiança geral em VAs do que a percepção do valor utilitário; e H3, os adultos mais velhos têm mais confiança em VAs em comparação com outros grupos etários. Foi realizado e analisado um inquérito aos participantes da região DACH, confirmando H1, H2, e H3, mas negando H2a. Estes resultados salientam a importância da confiança na marca e da percepção do valor hedónico na construção da confiança em VAs e sugerem que os adultos mais velhos podem ter mais confiança na tecnologia.
Description
Keywords
Voice assistants Trust Brand trust Hedonic and utilitarian value perception Assistentes de voz Percepção de valor hedónico e utilitário
