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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
One of the key drivers of the growth of the global health and wellness food market is an
emerging consumer segment that actively seeks healthier food alternatives and engages
in a more nutritionally balanced diet and healthy lifestyle.
As expected, new and reformulated products hit the market and food companies are
profiting from marketing their products as healthier alternatives.
Nonetheless the apparent simplicity in the relationship between products marked as
‘healthy’ and consumers’ purchase intention, this relationship has been pointed out as a
non-linear one by past research. Indeed, if consumers anticipated consumption guilt may
trigger the selection of food products endorsed with a nutrition claim, many other emotional
factors may cause consumers to make unhealthy food choices.
This research aims to increase knowledge on consumers' reaction to nutritional claims in
food packaging goods, understanding which factors interact or lay behind consumption
guilt variation.
Accordingly, ten different food shopping scenarios were created, supported by a focus
group and a pre-online survey. Subsequently, the hypotheses were tested in an online
questionnaire.
The conclusions suggest the presence of nutritional claims, on its own, has no influence
on the anticipated consumption guilt of consumers. This relationship is, however,
mediated by the consumer perception of the self-nutritional knowledge. Also, it is showed
anticipated feelings can validate individuals’ behaviors not only in healthy food
consumption contexts.
Um dos principais motores do crescimento do mercado da saúde e bem-estar alimentar é um segmento emergente de consumidores que procuram alternativas alimentares mais saudáveis e se comprometem com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Inevitavelmente, novos produtos e produtos reformulados chegaram ao mercado, e as empresas no setor alimentar lucram com a comercialização de produtos vendidos como alternativas mais saudáveis. A aparente simplicidade na relação entre produtos marcados como "saudáveis" e a intenção de compra dos consumidores, não é corroborada pela investigação, que a caracteriza, contrariamente, como uma relação não linear. Se por um lado, o sentimento de culpa pré-consumo pode determinar a escolha de produtos com indicações nutricionais, por outro lado, muitos fatores emocionais podem levar os consumidores a fazer escolhas alimentares menos saudáveis. Esta investigação visa contribuir para o conhecimento sobre a reação dos consumidores às indicações nutricionais nas embalagens dos produtos alimentares, apurando quais os fatores que interagem ou dão origem à variação do sentimento de culpa pré-consumo. Assim, foram criados dez cenários de compra diferentes, com base num grupo de discussão e num inquérito pré-online. Subsequentemente, as hipóteses foram testadas através de questionário online. As conclusões sugerem que a presença de alegações nutricionais, por si só, não tem influência no sentimento de culpa pré-consumo dos consumidores. Esta relação é, no entanto, mediada pela perceção do conhecimento nutricional do próprio consumidor. Além disso, é demonstrado que a antecipação de sentimentos pode validar o comportamento dos indivíduos não só em contextos de consumo alimentar saudável.
Um dos principais motores do crescimento do mercado da saúde e bem-estar alimentar é um segmento emergente de consumidores que procuram alternativas alimentares mais saudáveis e se comprometem com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Inevitavelmente, novos produtos e produtos reformulados chegaram ao mercado, e as empresas no setor alimentar lucram com a comercialização de produtos vendidos como alternativas mais saudáveis. A aparente simplicidade na relação entre produtos marcados como "saudáveis" e a intenção de compra dos consumidores, não é corroborada pela investigação, que a caracteriza, contrariamente, como uma relação não linear. Se por um lado, o sentimento de culpa pré-consumo pode determinar a escolha de produtos com indicações nutricionais, por outro lado, muitos fatores emocionais podem levar os consumidores a fazer escolhas alimentares menos saudáveis. Esta investigação visa contribuir para o conhecimento sobre a reação dos consumidores às indicações nutricionais nas embalagens dos produtos alimentares, apurando quais os fatores que interagem ou dão origem à variação do sentimento de culpa pré-consumo. Assim, foram criados dez cenários de compra diferentes, com base num grupo de discussão e num inquérito pré-online. Subsequentemente, as hipóteses foram testadas através de questionário online. As conclusões sugerem que a presença de alegações nutricionais, por si só, não tem influência no sentimento de culpa pré-consumo dos consumidores. Esta relação é, no entanto, mediada pela perceção do conhecimento nutricional do próprio consumidor. Além disso, é demonstrado que a antecipação de sentimentos pode validar o comportamento dos indivíduos não só em contextos de consumo alimentar saudável.
Description
Keywords
Nutritional claims Food packaged goods Self-nutritional knowledge Anticipated consumption guilt Indicações nutricionais Produtos alimentares embalados Conhecimento nutricional próprio Sentimento de culpa pré-consumo