Repository logo
 
Publication

Os objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distância

dc.contributor.authorMatusse, Olívia
dc.contributor.authorLagarto, José
dc.date.accessioned2019-10-03T16:14:12Z
dc.date.available2019-10-03T16:14:12Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO presente artigo tem por finalidade apresentar uma breve reflexão sobre literacia digital nos estudantes do Ensino à Distância, online, (EaD) do Centro de Recursos de Maputo, da Universidade Católica de Moçambique. O seu principal objetivo é perceber como se realiza a literacia digital nos estudantes dos cursos online e como esta é compreendida pelos próprios. É uma pesquisa de carácter descritivo, de natureza qualitativa, que procura compreender os fenómenos no seu ambiente natural, sem qualquer tipo de manipulação. É do tipo bibliográfico e documental, elaborada a partir de livros já publicados e documentos emanados pelo governo Moçambicano, que elucidam sobre as principais políticas das TIC na EaD. De forma geral, foi possível perceber através deste estudo que, educar para a tecnoliteracia, é um dos maiores desafios da educação no século XXI, dado que se vive numa sociedade que tem vindo paulatinamente a migrar, do meio geográfico (físico) para o meio virtual oferecido pela Internet, o que mudou radicalmente a dinâmica das relações que envolvem uma troca de informação. A internet e a comunicação em rede trouxeram, não só uma nova linguagem, como novas formas de escrita e leitura, em textos electrónicos mediados pelas TIC.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this article is to present a brief reflection on digital literacy in online distance learning (EaD) of students at the Maputo Resource Center of the Catholic University of Mozambique. Its main objective is to understand how digital literacy is achieved by students of online courses and how it is understood by themselves. It is a descriptive study, qualitative in nature, which seeks to understand the phenomena in their natural environment without any manipulation. It consists of a literature review and documentary analysis, based on published works and on documents issued by the Mozambican government, which elucidate the main policies of ICT in Distance Education (DE). In general, it was possible to understand through this study that, educatingfor technoliteracy, is one of the biggest challenges of education in the 21st century, given that one lives in a society that has been gradually migrating, from the geographical (physical) environment to the evirtual environment offered by the Internet, which radically changed the dynamics of relationships involved in information exchange. Internet and network communications have brought not only a new language, but also new forms of writing and reading, in ICT-mediated electronic texts.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMatusse, O., Lagarto, J. (2018) Os Objectos de Aprendizagem e a Construção da Literacia Digital no Ensino à Distância. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento, 2(9)pt_PT
dc.identifier.issn2310-0036
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28297
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica de Moçambiquept_PT
dc.subjectLiteracia digitalpt_PT
dc.subjectEnsino à distânciapt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectDigital literacy
dc.subjectDistance learning
dc.subjectICT
dc.titleOs objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distânciapt_PT
dc.title.alternativeLearning objects and the construction of digital literacy in distance learningpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista Electrónica de Investigação e Desenvolvimentopt_PT
oaire.citation.volume2
oaire.citation.volume9
person.familyNameLagarto
person.givenNameJosé
person.identifier.ciencia-id371F-FA54-8533
person.identifier.orcid0000-0001-6892-0805
person.identifier.ridM-5031-2013
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb475c719-7a61-4e93-9036-0633f88881f9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb475c719-7a61-4e93-9036-0633f88881f9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Os Objectos de Aprendizagem e a Construção da Literacia Digital no Ensino à Distância.pdf
Size:
400.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: