Repository logo
 
Publication

Arte pública: que sentido na educação?

dc.contributor.authorOliveira, Mónica
dc.date.accessioned2021-05-24T13:58:43Z
dc.date.available2021-05-24T13:58:43Z
dc.date.issued2021-01
dc.description.abstractÉ inegável o crescente interesse, nas últimas décadas, pela arte pública que merece e deve ser motivo da nossa atenção. Os alunos deixaram de ser protagonistas passivos da vida social e, por consequência, da arte que surge na sua cidade. Neste contexto, a arte pública é chamada a exercer o seu papel, abrindo e preenchendo a dimensão ontológica do ser humano, constituindo um fator de integração social e de comunicação intercultural. Quer isto dizer que a arte pública não visa unicamente objetivos estéticos, mas também objetivos culturais, políticos e sociais que dão forma a um novo cenário educativo que vai acompanhar toda a vida do cidadão e que tem de ser revelado, considerado e desenvolvido na escola. Esta investigação discute a importância da arte pública como conteúdo pedagógico na Educação e teve como objetivo analisar as perceções dos professores relativamente ao conhecimento e à pertinência pedagógica da arte pública na educação básica. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, tendo a coleta de dado sido efetuada mediante entrevista individual aos professores. Os resultados indicam que os professores reconhecem na arte pública um interesse educativo que possibilita aos alunos o desenvolvimento de competências que concorrem para o seu desenvolvimento pessoal, social e cultural.pt_PT
dc.description.abstractEs innegable el creciente interés, en las últimas décadas, por el arte público que merece y debería ser el motivo de nuestra atención. Los estudiantes ya no son protagonistas pasivos de la vida social y, en consecuencia, del arte que aparece en su ciudad. En este contexto, el arte público está llamado a ejercer su papel, abriendo y llenando la dimensión ontológica del ser humano, constituyendo un factor de integración social y comunicación intercultural. Esto significa que el arte público no solo apunta a objetivos estéticos, sino también a objetivos culturales, políticos y sociales que configuran un nuevo escenario educativo que acompañará toda la vida del ciudadano y que debe ser revelado, considerado y desarrollado en la escuela. Esta investigación discute la importancia del arte público como contenido pedagógico en la educación y tiene como objetivo analizar las percepciones de los maestros sobre el conocimiento y la relevancia pedagógica del arte público en la educación básica. El enfoque cualitativo fue la opción metodológica, y la recolección de datos se realizó a través de entrevistas individuales con los docentes. Los resultados indican que los maestros reconocen en el arte público un interés educativo que permite a los estudiantes desarrollar habilidades que contribuyen a su desarrollo personal, social y cultural.pt_PT
dc.description.abstractIt is undeniable the growing interest, in recent decades, for public art that deserves and should be the reason for our attention. Students are no longer passive protagonists of social life and, consequently, of art that appears in their city. In this context, public art is called upon to play its role, opening and filling the ontological dimension of the human being, constituting a factor of social integration and intercultural communication. This means that public art does not only aim at aesthetic goals, but also cultural, political and social goals that shape a new educational scenario that will accompany the whole life of the citizen and that has to be revealed, considered and developed at school. This investigation discusses the importance of public art as pedagogical content in Education and aimed to analyze the perceptions of teachers regarding the knowledge and pedagogical relevance of public art in basic education. The qualitative approach was the methodological option, and data collection was carried out through individual interviews with teachers. The results indicate that teachers recognize in public art an educational interest that enables students to develop skills that contribute to their personal, social and cultural development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.17561/rtc.19.5517pt_PT
dc.identifier.issn2340-9096
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33190
dc.identifier.wos000632209600006
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectArte públicapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectRecurso educativopt_PT
dc.subjectCompetências educativaspt_PT
dc.subjectArte públicopt_PT
dc.subjectEducaciónpt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectCompetencias educativaspt_PT
dc.subjectPublic artpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectEducational resourcept_PT
dc.subjectEducational skillspt_PT
dc.titleArte pública: que sentido na educação?pt_PT
dc.title.alternativeArte público: ¿qué sentido tiene en la educación?pt_PT
dc.title.alternativePublic art: what sense in educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage124pt_PT
oaire.citation.issue19pt_PT
oaire.citation.startPage111pt_PT
oaire.citation.titleTERCIO CRECIENTEpt_PT
person.familyNameFigueiredo de Oliveira
person.givenNameSandra Mónica
person.identifier.orcid0000-0002-4982-7477
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4a0c9e0d-2368-43ca-83d7-f86368865c48
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4a0c9e0d-2368-43ca-83d7-f86368865c48

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
30869813.pdf
Size:
403.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format