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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Apresentar-se-á as expectativas e as necessidades dos docentes do segundo e terceiro
ciclos do ensino básico relativamente às funções do supervisor pedagógico numa instituição de
ensino particular. É nossa convicção que estas funções do supervisor são promotoras do
desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, bem como do desenvolvimento institucional.
No que respeita à metodologia utilizada, optamos pela abordagem interpretativa, no âmbito de um
paradigma de investigação qualitativa, utilizando o inquérito por entrevista e a análise documental.
Com os resultados desta investigação é possível realçar a emergência do papel do supervisor para
estes ciclos de ensino, de modo a garantir o desenvolvimento profissional docente e,
consequentemente, promover mecanismos de auto e hetero regulação, desenvolvendo planos de
melhoria e contribuindo para a mudança da sua ação pedagógica, para a promoção do sucesso dos
alunos e para a melhoria da instituição. Com efeito, é apresentado um conjunto de funções
exequíveis para a função do supervisor na construção do desenvolvimento pessoal e profissional
dos docentes, tendo em conta os resultados da investigação
Description
Keywords
Funções do supervisor pedagógico Desenvolvimento profissional Qualidade organizacional.
Pedagogical Context
Citation
Gonçalves, Daniela, Pinto, Mariana (2014). Funções do Supervisor Pedagógico: Contributos para o desenvolvimento profissional e institucional numa organização de educação e ensino privada. In Flores, M. A., Coutinho, C., & Lencastre, J. A. (org.) (2014) Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem [Braga, Outubro 2014]. (51-59). Braga: CIEC, UMinho
Publisher
Universidade do Minho