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Advisor(s)
Abstract(s)
Santini was a prestigious Portuguese artisanal ice cream brand founded in 1949.
In 2009 a new shareholder entered the business prompting a brand renewal process and the
implementation of a new strategic plan for the company that boosted the company’s sales.
Despite this progress and the company’s respectable history, its growth wasn’t achieving its
potential. The company’s brand manager, Martim, mainly wanted the company to expand
through fully-owned stores, avoiding other sources of revenue. Other players were growing at
the time and taking advantage of several other channels, which could bring them competitive
advantages over Santini.
This case involves topics ranging from strategic management to brand management. The
Literature Review addresses theoretical concepts and psychometric scales that delve more
deeply into consumer behavior, in order to analyze more carefully massification strategies and
their impact on brand equity.
In the Teaching Note section, the development of suitable strategies for Santini that would be
feasible by not damaging its brand equity are suggested.
Santini era uma prestigiosa companhia portuguesa de gelados artesanais fundada em 1949. Em 2009 entrou um novo accionista sugerindo um processo de renovação da marca e a implementação de um novo plano estratégico para a companhia que aumentaria as vendas da empresa. Apesar deste progresso e da história respeitável da companhia, o seu crescimento não estava a atingir o seu potencial. O gestor de marca da empresa, Martim, queria principalmente expandir o negócio através de lojas próprias, evitando outras fontes de receitas. Outros concorrentes estavam naquela altura a expandir e a tirar vantagem de vários canais, o que lhes poderia trazer vantagens competitivas em relação à Santini. Este caso envolve tópicos desde gestão estratégica a gestão de marca. A secção “Revisão de Literatura” aborda conceitos teóricos e escalas psicométricas que analisam mais profundamente o comportamento de consumidores, de modo a permitir uma análise mais cuidadosa de estratégias de massificação e o impacto das mesmas no valor da marca. Na secção da "Nota de Ensino", sugere-se o desenvolvimento de estratégias apropriadas à Santini de modo a salvaguardarem o valor da marca.
Santini era uma prestigiosa companhia portuguesa de gelados artesanais fundada em 1949. Em 2009 entrou um novo accionista sugerindo um processo de renovação da marca e a implementação de um novo plano estratégico para a companhia que aumentaria as vendas da empresa. Apesar deste progresso e da história respeitável da companhia, o seu crescimento não estava a atingir o seu potencial. O gestor de marca da empresa, Martim, queria principalmente expandir o negócio através de lojas próprias, evitando outras fontes de receitas. Outros concorrentes estavam naquela altura a expandir e a tirar vantagem de vários canais, o que lhes poderia trazer vantagens competitivas em relação à Santini. Este caso envolve tópicos desde gestão estratégica a gestão de marca. A secção “Revisão de Literatura” aborda conceitos teóricos e escalas psicométricas que analisam mais profundamente o comportamento de consumidores, de modo a permitir uma análise mais cuidadosa de estratégias de massificação e o impacto das mesmas no valor da marca. Na secção da "Nota de Ensino", sugere-se o desenvolvimento de estratégias apropriadas à Santini de modo a salvaguardarem o valor da marca.