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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The retention of employees is an increasing challenge for international companies. Cultural
intelligence (CQ) as a soft skill can bring one solution to this problem. This dissertation
examines the effect of employees and leaders’ CQ in international companies on their
willingness to remain in the company, meaning the loyalty of employees toward their company.
To assess this relationship, four interviews and a survey with employees working in an
international context have been conducted. The interviews provided context to build the survey
and the survey data was used to run several multiple-linear regression models with four main
dependent variables linked with employee loyalty. The findings suggest that both employee’s
CQ and leader’s CQ are significant when trying to predict employee loyalty, with bigger
importance given to meta-cognitive CQ and motivational CQ of leaders, and motivational CQ
of employees. The main conclusion draft out of this paper is the importance for international
companies to consider CQ as a critical skill to have among their employees to deal with the
challenge of employees retention, with a strategic focus put on leaders and leadership
management. Limitations and suggestions for further research in this context are also discussed.
A retenção de empregados é um desafio crescente para as empresas internacionais. A inteligência cultural (CQ) pode trazer uma solução para este problema. Nessa dissertação examina-se o efeito da CQ dos empregados e líderes que estão a trabalhar em empresas internacionais sobre a sua vontade de permanecer na empresa, ou seja, sobre a lealdade dos empregados para com a sua empresa. Para avaliar esta relação, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários a trabalhadores em contexto internacional. Os dados das entrevistas criaram contexto para elaboração do questionário e os dados do questionário foram utilizados em modelos de regressão linear múltipla com quatro variáveis dependentes que operacionalizam a lealdade. Os resultados sugerem que tanto a CQ do empregado como a CQ do líder são significativas quando se tenta prever a retenção do empregado, com uma maior importância dada à CQ metacognitiva e à CQ motivacional dos líderes, e à CQ motivacional dos empregados. A principal conclusão desta investigação é quão importante é para as empresas internacionais de considerar a CQ como uma habilidade chave a ter entre os seus empregados para lidar com o desafio da retenção dos empregados. Um enfoque estratégico ter de estar posto nos líderes e na maneira de liderar na empresa. São também discutidas limitações e sugestões para uma investigação mais aprofundada neste contexto.
A retenção de empregados é um desafio crescente para as empresas internacionais. A inteligência cultural (CQ) pode trazer uma solução para este problema. Nessa dissertação examina-se o efeito da CQ dos empregados e líderes que estão a trabalhar em empresas internacionais sobre a sua vontade de permanecer na empresa, ou seja, sobre a lealdade dos empregados para com a sua empresa. Para avaliar esta relação, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários a trabalhadores em contexto internacional. Os dados das entrevistas criaram contexto para elaboração do questionário e os dados do questionário foram utilizados em modelos de regressão linear múltipla com quatro variáveis dependentes que operacionalizam a lealdade. Os resultados sugerem que tanto a CQ do empregado como a CQ do líder são significativas quando se tenta prever a retenção do empregado, com uma maior importância dada à CQ metacognitiva e à CQ motivacional dos líderes, e à CQ motivacional dos empregados. A principal conclusão desta investigação é quão importante é para as empresas internacionais de considerar a CQ como uma habilidade chave a ter entre os seus empregados para lidar com o desafio da retenção dos empregados. Um enfoque estratégico ter de estar posto nos líderes e na maneira de liderar na empresa. São também discutidas limitações e sugestões para uma investigação mais aprofundada neste contexto.
Description
Keywords
Cultural intelligence Employee loyalty Retention rate Employee satisfaction International companies Inteligência cultural Lealdade do empregado Taxa de retenção Satisfação do empregado Empresas internacionais