Repository logo
 
Publication

As baixas qualificações, a massificação e a educação integral na educação. Reflexão de uma perspetiva sistémica 50 anos depois da revolução

dc.contributor.authorMelo, Rodrigo Queiroz e
dc.date.accessioned2024-06-19T12:42:32Z
dc.date.available2024-06-19T12:42:32Z
dc.date.issued2024-06-01
dc.description.abstractA população portuguesa tem um défice histórico de qualificações. Este facto obrigou a que o processo de massificação do ensino, iniciado por altura da Revolução do 25 de Abril, fosse feito sem haver docentes qualificados em número suficiente. Daqui decorreu a criação de um sistema escolar baseado num currículo prescrito, determinado, sem espaço para a autonomia profissional dos docentes. Cinquenta anos depois da Revolução, estamos em plena mudança de paradigma curricular, com políticas de autonomia e flexibilidade que abrem caminho para uma verdadeira educação integral.pt_PT
dc.description.abstractThe Portuguese population has a historical qualifications deficit. This fact forced the process of mass teaching, which began at the time of the April 25th revolution, to be conducted without there being enough qualified teachers. This led to the creation of a school system based on a prescribed, determined curriculum, with no space for teachers’ professional autonomy. 50 years after the revolution, we are amid a curricular paradigm shift, with policies of autonomy and flexibility that pave the way for a true integral education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2024.16252pt_PT
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/45542
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectQualificaçõespt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEducação integralpt_PT
dc.subjectQualificationspt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectIntegral educationpt_PT
dc.titleAs baixas qualificações, a massificação e a educação integral na educação. Reflexão de uma perspetiva sistémica 50 anos depois da revoluçãopt_PT
dc.title.alternativeLow qualifications, massification and comprehensive education in education. Reflection from a systemic perspective 50 years after the revolutionpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage14pt_PT
oaire.citation.issue28pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
101107839.pdf
Size:
103.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: