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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Every day, every moment, we make decisions that shape our lives entirely. But not all of them
are of equal importance. Among many, the career decision is one of the most crucial and
tricky, especially for young people that are going to experience for the first time such a fastmoving world of work. Difficulties involved in career decision-making process can be related
to both external factors, such as culture, and internal factors, such as emotions. To better
understand the influence of cultural dimensions and Emotional Intelligence (EI) in Career
Decision Difficulties (CDD), this thesis involved experimental research with a heterogeneous
sample of Mexican and European students. Results from bivariate correlations and mediations
revealed a strong inverse relationship between three of the four main properties of EI and
CDD. Furthermore, the mediation of cultural dimensions on CDD through EI was just
partially supported, and no significant relations were found within culture and CDD. The
results of this study have implications for multicultural organisations wishing to support the
career development of their employees. Training in EI skills will lead to less indecisiveness in
career decision-making and therefore more focused and committed people. Since some
hypotheses were not fully supported due to some limitations, future research is suggested to
improve the present findings.
Todos os dias, em todos os momentos, tomamos decisões que moldam totalmente as nossas vidas. Mas nem todas têm a mesma importância. Entre muitas, a decisão de carreira é uma das mais cruciais e complicadas, especialmente para os jovens que vão experimentar pela primeira vez um mundo de trabalho em rápida evolução. As dificuldades inherentes à tomada de decisões de carreira estão relacionadas tanto com factores externos, como cultura, como com factores internos, como emoções. Para compreender melhor a influência das dimensões culturais e da Inteligência Emocional (EI) nas Dificuldades de Decisão de Carreira (CDD), esta tese realizou uma investigação experimental com uma amostra heterogénea de estudantes mexicanos e europeus. Os resultados das correlações bivariadas e das mediações revelaram uma forte relação inversa entre três dos quatro principais traços de EI e CDD. Além disso, a mediação das dimensões culturais na CDD através da EI foi apenas parcialmente apoiada e não foram encontrados efeitos significativos entre a cultura e as CDD. Os resultados deste estudo têm implicações para as organizações multiculturais que pretendem apoiar o desenvolvimento da carreira dos seus trabalhadores. A formação em competências de EI conduzirá a uma menor indecisão na CDD e, por conseguinte, a pessoas mais concentradas e empenhadas. Finalmente, uma vez que algumas hipóteses não foram totalmente confirmadas devido a algumas limitações relevantes do estudo, sugere-se a realização de investigação futura para melhorar os resultados actuais.
Todos os dias, em todos os momentos, tomamos decisões que moldam totalmente as nossas vidas. Mas nem todas têm a mesma importância. Entre muitas, a decisão de carreira é uma das mais cruciais e complicadas, especialmente para os jovens que vão experimentar pela primeira vez um mundo de trabalho em rápida evolução. As dificuldades inherentes à tomada de decisões de carreira estão relacionadas tanto com factores externos, como cultura, como com factores internos, como emoções. Para compreender melhor a influência das dimensões culturais e da Inteligência Emocional (EI) nas Dificuldades de Decisão de Carreira (CDD), esta tese realizou uma investigação experimental com uma amostra heterogénea de estudantes mexicanos e europeus. Os resultados das correlações bivariadas e das mediações revelaram uma forte relação inversa entre três dos quatro principais traços de EI e CDD. Além disso, a mediação das dimensões culturais na CDD através da EI foi apenas parcialmente apoiada e não foram encontrados efeitos significativos entre a cultura e as CDD. Os resultados deste estudo têm implicações para as organizações multiculturais que pretendem apoiar o desenvolvimento da carreira dos seus trabalhadores. A formação em competências de EI conduzirá a uma menor indecisão na CDD e, por conseguinte, a pessoas mais concentradas e empenhadas. Finalmente, uma vez que algumas hipóteses não foram totalmente confirmadas devido a algumas limitações relevantes do estudo, sugere-se a realização de investigação futura para melhorar os resultados actuais.
Description
Keywords
Emotional intelligence Use of emotions Individual differences Culture Career decision difficulties National cultures Inteligência emocional Utilização das emoções Diferenças individuais Cultura Dificuldades de decisão de carreira Culturas nacionais