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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
In recent years, the gaming market experienced the addition of a new platform for users to
play on. Cloud Gaming Services are rivaling PC hardware and console manufacturers. Big
players like Google, Microsoft, NVIDIA, and Amazon entered the market and now compete
for market share.
This thesis aims to find the most relevant parameters responsible for the success of cloud
gaming, and subsequently analyze how gamers value these parameters. Current research about
the gaming industry and cloud services in the form of secondary data was used as a foundation
to find the most relevant and challenging factors for service providers. In addition, primary data
in the form of a consumer survey was collected to analyze the perception of gamers on the
topic.
The analysis showed that the most important parameters could be grouped into two
categories: performance-related and service structure. Hardcore gamers focus more on
performance-related issues compared to casual gamers. The amount consumers are willing to
spend is not dependent on income but on the service's offerings.
Nos últimos anos, novas plataformas para onde os usuários podem jogar, foram adicionadas ao mercado do gaming. Cloud Gaming Services oferecem concorrência a hardware de PC e a fabricantes de consolas. Grandes empresas como a Google, Microsoft, NVIDIA e Amazon entraram no mercado com capacidade de competir. Esta tese visa encontrar os parâmetros mais relevantes responsáveis pelo sucesso dos jogos na nuvem, e subsequentemente analisar como os jogadores valorizam estes parâmetros. A investigação actual sobre a indústria de jogos e serviços em nuvem sob a forma de dados secundários foi utilizada como base para encontrar os factores mais relevantes e desafiantes para os prestadores de serviços. Além disso, foram recolhidos dados primários sob a forma de um inquérito aos consumidores para analisar a percepção dos jogadores sobre o tema. A análise mostrou que os parâmetros mais importantes podiam ser agrupados em duas categorias: relacionados com o desempenho e a estrutura dos serviços. Os jogadores hardcore concentram-se mais em questões relacionadas com o desempenho em comparação com os jogadores casuais. A quantidade que os consumidores estão dispostos a gastar não depende dos rendimentos, mas das ofertas do serviço.
Nos últimos anos, novas plataformas para onde os usuários podem jogar, foram adicionadas ao mercado do gaming. Cloud Gaming Services oferecem concorrência a hardware de PC e a fabricantes de consolas. Grandes empresas como a Google, Microsoft, NVIDIA e Amazon entraram no mercado com capacidade de competir. Esta tese visa encontrar os parâmetros mais relevantes responsáveis pelo sucesso dos jogos na nuvem, e subsequentemente analisar como os jogadores valorizam estes parâmetros. A investigação actual sobre a indústria de jogos e serviços em nuvem sob a forma de dados secundários foi utilizada como base para encontrar os factores mais relevantes e desafiantes para os prestadores de serviços. Além disso, foram recolhidos dados primários sob a forma de um inquérito aos consumidores para analisar a percepção dos jogadores sobre o tema. A análise mostrou que os parâmetros mais importantes podiam ser agrupados em duas categorias: relacionados com o desempenho e a estrutura dos serviços. Os jogadores hardcore concentram-se mais em questões relacionadas com o desempenho em comparação com os jogadores casuais. A quantidade que os consumidores estão dispostos a gastar não depende dos rendimentos, mas das ofertas do serviço.
Description
Keywords
Gaming industry Cloud gaming Gaming as a service Disruptive technology Global gaming market Cloud computing