Repository logo
 
Publication

MOIRA: investigação artística na (re)criação do património cultural (i)material

dc.contributor.authorMarques, Diogo
dc.contributor.authorGago, Ana
dc.date.accessioned2023-01-19T16:49:54Z
dc.date.available2023-01-19T16:49:54Z
dc.date.issued2022-11
dc.description.abstractTemidas e admiradas, as Moiras carregam a herança cultural do(s) seus(s) tempo(s), constituindo um retrato da civilização em que ressurgem, transfiguradas. Sob a forma de serpente de longos cabelos, no fundo de um poço, a beira de uma fonte, penteando-se no leito de um rio, ou escondendo-se por entre afloramentos rochosos, a Moura Encantada traz consigo arquétipos que são igualmente formas de compreender e de pertencer. De tudo isto e feito um território; um mapa (im) preciso, expresso no património (i)material, intercultural e partilhado, que as lendas vão entretecendo em permanência. Pelo meio, contam-se histórias de anteriores ocupações, e que, no caso da região do Algarve, surgem particularmente associadas a disputas entre mouros e cristãos. Este e o universo referencial de MOIRA (https:// wreading-digits.com/moira/), instalação ciberliteraria da autoria de d1g1t0 individuo_coletivo (https://wreading-digits.com/), e em exposição na Ermida de São Roque, Tavira (julho- agosto de 2022) (https://poex.net/exposicoes/exposicoesindividuais/ d1g1t0-moira/). Resultante do trabalho de campo realizado com grupo de bordadeiras da aldeia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, concelho de Tavira, diferentes relatos de lendas locais são colocados em diálogo com a obra poética emergente e abertos a sua (re)interpretação pelo publico. Numa primeira etapa, os visitantes da Ermida são convidados a sobrepor a sua própria voz ao conjunto de registos sonoros que compõem o arquivo. No centro da instalação encontra-se, porem, um poço, construído com recurso a materiais produzidos localmente e inspirando-se nas técnicas e desenhos das estruturas, emanações da cultura de água, que surgem associadas ao conjunto de relatos recolhidos. Aproximando-se do mesmo, os visitantes são responsáveis por gerar um (des)encantamento, formula poética composta por três versos gerados por processos recombina tórios em meio computacional, e a partir do vocabulário recolhido a montante, nas versões reunidas por Ataíde Oliveira, em finais do seculo XIX, e a jusante, no contacto com as bordadeiras. Nesta comunicação, para alem da apresentação dos resultados do projeto MOIRA, será analisada a sua potencial relevância para a discussão de metodologias de base artística, no trabalho sobre o património cultural imaterial, e para a promoção do envolvimento das comunidades locais na (re)criação desse (seu) património.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39946
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectMouras encantadaspt_PT
dc.subjectPatrimónio cultural imaterialpt_PT
dc.subjectCiberliteraturapt_PT
dc.titleMOIRA: investigação artística na (re)criação do património cultural (i)materialpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage85pt_PT
oaire.citation.startPage84pt_PT
oaire.citation.titleX CITCEM Conference - Culturas d'Água: Património, Ambiente e Sociedade: X CITCEM Conferencept_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
61140889.pdf
Size:
503.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: