Repository logo
 
Publication

Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida: adaptação e validação da Escala de Jefferson

dc.contributor.authorRodrigues, Sofia Vistas
dc.contributor.authorVieira, Margarida
dc.contributor.authorCharepe, Zaida
dc.contributor.authorCapelas, Manuel Luís
dc.date.accessioned2021-10-15T14:42:55Z
dc.date.available2021-10-15T14:42:55Z
dc.date.issued2012-01-01
dc.description.abstractA formação contínua do enfermeiro constitui não só uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional com vista à melhoria da qualidade dos cuidados, mas também um dever para com a profissão. No entanto, a formação contínua não se expressa numa norma específica, sendo o enfermeiro autónomo na gestão do seu percurso de formação após o término do curso de Licenciatura em Enfermagem. O objectivo deste estudo consiste em adaptar e validar a Escala de Jefferson, de aprendizagem ao longo da vida, para o contexto formativo dos enfermeiros. A versão original da Escala de Jefferson (EJ) é constituída por uma subescala de 19 itens, e foi criada para o contexto dos médicos (1). A escala foi adaptada para uma amostra de 262 enfermeiros, de uma Instituição Hospitalar e de uma entidade académica, em contexto de frequência do Curso de Mestrado em Enfermagem. Participaram 216 enfermeiros com idades compreendidas entre os 22 e os 55 anos. Após a adaptação, foi feita a validação da nova versão utilizando a mesma metodologia do autor da escala original, tendo -se obtido bons resultados de consistência interna (a= 0,811) e estrutura factorial, idênticos aos da versão original. Considera -se, assim, que esta escala tem boas características psicométricas para avaliar a aprendizagem ao longo da vida dos enfermeiros, constituindo um instrumento útil para a investigação na área da educação e gestão dos Serviços de Enfermagem.pt_PT
dc.description.abstractThe training of nurses is not only a form of personal and professional development to improve the quality of care, but also a duty to the profession. However, training is not expressed in a specific standard, the nurse being autonomous in managing their educational path after the Degree’s Course of Nursing. The aim of this study is to adapt and validate the Jefferson Scale of lifelong learning, the context for training of nurses. The original version of the Jefferson Scale is a subscale consists of 19 items, and was created for the physicians’ context (1). The scale was adapted for a sample of 262 nurses, a hospital and a School of Nursing, in the context of coursework masters of different specialization areas. Participants were 216 nurses, aged between 22 and 55. After adjustment was made to validate the new version using the same methodology as the author of the original scale, and had good results of internal consistency (a= 0.811) and factor structure identical to the original version. It is considered therefore that this scale has good psychometric properties to assess the lifelong learning of nurses, providing a useful tool for research in education and management in nursing.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/cadernosdesaude.2012.2831pt_PT
dc.identifier.issn1647-0559
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35580
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação em enfermagempt_PT
dc.subjectFormação de adultospt_PT
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectEscala de Jeffersonpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectContinuingpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectContinuing nursing educationpt_PT
dc.subjectJefferson Scalept_PT
dc.titleAprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida: adaptação e validação da Escala de Jeffersonpt_PT
dc.title.alternativeNurses’ lifelong learning: adaptation and validation of the Jefferson Scalept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage77pt_PT
oaire.citation.issue1-2pt_PT
oaire.citation.startPage71pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Saúdept_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2831_Artigo_5881_1_10_20191108.pdf
Size:
164.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format