Repository logo
 
Publication

Descobrir o tesouro

dc.contributor.authorCarneiro, Roberto
dc.date.accessioned2013-04-30T15:27:30Z
dc.date.available2013-04-30T15:27:30Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractPortugal padece há, pelo menos, 150 anos de um défice estrutural em matéria de educação e de qualificações. Esse desequilíbrio face aos demais parceiros europeus resulta de um desinvestimento sistemático no capital humano dos portugueses verificado até há cerca de 30 anos. O artigo começa por evidenciar a importância estratégica da opção de investir duradouramente na superação deste atraso e na reversão deste “ciclo longo” de atávica desqualificação da maioria da população, evidenciando como noutros países foi possível realizar a “revolução educativa”. Defende-se, de seguida, a evolução para um novo paradigma de educação como serviço – de proximidade – e o abandono de um modelo fabril – industrial – de formação. A iniciativa Novas Oportunidades representa também uma grande oportunidade para reorganizar a oferta inclusiva de educação-formação segundo padrões mais flexíveis e próximos das verdadeiras necessidades da procura. Por último, elabora-se sobre a missão da educação naquilo que ela encerra de redescoberta do imenso tesouro que habita o “interior” de Portugal e a alma de cada português. Afinal, a educação visa tornar as pessoas mais felizes e ajudá-las a descobrir o tesouro que reside na profundidade do sentido da vida.por
dc.description.abstractFor the past 150 years Portugal suffered from a structural deficit of education and qualifications. This imbalance vis-à-vis the rest of Europe is the consequence of a systematic underinvestment in human capital until 30 years ago. The article shows the strategic relevance of a sustainable investment in overcoming this educational gap and in the reversal of this “long cycle” of disqualification. Moreover, it refers to countries and systems where such an “educational revolution” was made possible. Hence, the case is made in favour of a new educational paradigm: education as a service – proximity – as opposed to the concept of a training factory – industry mode of operation. ‘New Opportunities’ – the government initiative under scrutiny – is also an excellent opportunity to reorganise an inclusive supply that works closer to the real needs of the demand for human advancement. The article closes offering a renewed mission for education, one that elicits the discovery of the immense treasure that dwells in the inner Portugal and in the Portuguese soul. Ultimately, education aims at making people happier and assisting them in discovering the treasure that inhabits deep in the meaning of life.
dc.identifier.citationCARNEIRO, Roberto – Descobrir o tesouro. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 3 (Primavera-Verão 2007) 145-156por
dc.identifier.doi10.34632/comunicacaoecultura.2007.444
dc.identifier.issn1646-4877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/10384
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherQuimerapor
dc.subjectCapital humanopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação portuguesapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectNovas oportunidadespor
dc.subjectQualificaçãopor
dc.subjectSentido da vidapor
dc.subjectEducation
dc.subjectHuman capital
dc.subjectInclusion
dc.subjectMeaning of life
dc.subjectNew opportunies
dc.subjectPortuguese education
dc.subjectQualification
dc.subjectTraining
dc.titleDescobrir o tesouropor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage156por
oaire.citation.issue3
oaire.citation.startPage145por
oaire.citation.titleComunicação & Culturapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
03_08_Roberto_Carneiro.pdf
Size:
127.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: