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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nowadays, consumers want to have a big wide variety of product offerings available and
companies launch extended product lines and innovations to meet such demand. However, not
every product turns out to be a top performer. In fact, 75% of consumer-packaged goods and
retail products fail to reach $7.5 million in the first year on the market. These failed products
can even decrease firm’s profitability and earnings, which justifies the implementation of
product eliminations.
Product Elimination is defined as the decision of a company to end the production and
marketing of a product, and existing work suggests that it is a valuable tool to free resources
that can be invested in other promising products. Nevertheless, companies need to be cautious
and understand the impact this tool may have on consumer relationships.
The main purpose of this dissertation is to study the impact of consumer costs derived from
product elimination on satisfaction and loyalty towards the company responsible for the
elimination. Primary and secondary data were collected from a conducted survey and by
consulting existing literature on the proposed topics.
In the end, it was proved that consumer costs of a product elimination negatively impact
satisfaction and loyalty after the elimination. Moreover, satisfaction after elimination positively
impacts loyalty and mediates the effect of consumer costs on loyalty.
Hoje em dia, os consumidores querem ter uma grande variedade de oferta de produtos disponível e as empresas desenvolvem linhas de produto alargadas e inovações para satisfazer essa procura. No entanto, nem todos os produtos chegam a ser um sucesso. Na verdade, 75% dos bens de consumo e produtos de retalho não atingem os $7.5 milhões no primeiro ano de comercialização. Estes produtos falhados podem até diminuir a rentabilidade e os ganhos da empresa, o que justifica a implementação de eliminações de produto. Eliminação de produto é definido como a decisão pela empresa de acabar com a produção e marketing de um produto. Estudos feitos sugerem que é um instrumento valioso que permite libertar recursos que podem ser utilizados em produtos mais promissores. Porém, as empresas devem ser cuidadosas e perceber o impacto que esta ferramenta poderá ter na relação com os consumidores. O objetivo principal desta dissertação é estudar o impacto dos custos para o consumidor derivados da eliminação de produto na satisfação e lealdade relativamente à empresa responsável pela eliminação. Dados primários e secundários foram coletados através de um questionário e através da literatura existente sobre os temas propostos. No final, foi provado que os custos para o consumidor de uma eliminação de produto impactam negativamente a satisfação e lealdade após a eliminação. Ao mesmo tempo, a satisfação depois da eliminação impacta positivamente a lealdade e serve de mediador no efeito dos custos para o consumidor na lealdade.
Hoje em dia, os consumidores querem ter uma grande variedade de oferta de produtos disponível e as empresas desenvolvem linhas de produto alargadas e inovações para satisfazer essa procura. No entanto, nem todos os produtos chegam a ser um sucesso. Na verdade, 75% dos bens de consumo e produtos de retalho não atingem os $7.5 milhões no primeiro ano de comercialização. Estes produtos falhados podem até diminuir a rentabilidade e os ganhos da empresa, o que justifica a implementação de eliminações de produto. Eliminação de produto é definido como a decisão pela empresa de acabar com a produção e marketing de um produto. Estudos feitos sugerem que é um instrumento valioso que permite libertar recursos que podem ser utilizados em produtos mais promissores. Porém, as empresas devem ser cuidadosas e perceber o impacto que esta ferramenta poderá ter na relação com os consumidores. O objetivo principal desta dissertação é estudar o impacto dos custos para o consumidor derivados da eliminação de produto na satisfação e lealdade relativamente à empresa responsável pela eliminação. Dados primários e secundários foram coletados através de um questionário e através da literatura existente sobre os temas propostos. No final, foi provado que os custos para o consumidor de uma eliminação de produto impactam negativamente a satisfação e lealdade após a eliminação. Ao mesmo tempo, a satisfação depois da eliminação impacta positivamente a lealdade e serve de mediador no efeito dos custos para o consumidor na lealdade.