Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.18 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Market saturation poses immense challenges to multinational's growth ambitions. "How to grow in saturated markets? - The case of the beer industry" was written by the Master's candidate Maria Neves with the aim of investigating multinationals' growth strategies under conditions of high levels of market saturation. The paper's main objectives are: i) to identify the set of resources and capabilities, herein named growth enabler and revitalizers, which, if leveraged upon, may enable firms to contradict the downward trends of market saturation they are facing; and ii) to illustrate, through real case examples, how companies are taking advantage of those resources and capabilities to successfully meet their growth expectations. In-depth research was conducted in order to assess whether the defined ecosystem of activities, composed of one growth enabler and four revitalizers, applied to the beer industry. Key findings suggest that: i) big multinationals within the saturated beer market are still managing to grow; ii) said multinationals are making strategic use of the identified growth enabler - corporate culture - and growth revitalizers - divestments, consolidation, diversification and business model innovation - to generate their growth; iii) multinationals that outperform in their use of the defined set of growth enabler and revitalizers are those growing at a faster pace in all key growth indicators. Lastly, further research is proposed to explore the transferability of these findings to other relevant saturated industries.
A saturação dos mercados representa um desafio ao crescimento de inumeras multinacionais. “Como crescer em mercados saturados? – O caso da industria de cerveja” foi desenvolvido pela aluna de mestrado Maria Neves com o intuito de investigar quais as estratégias de crescimento mais adequadas para multinacionais que operem em mercados saturados. Os principais objectivos deste estudo prendem-se com i) a identificação do conjunto de recursos e competências, aqui denominados por ‘growth enaber’ e ‘revitalizers’, a desenvolver de modo a que estas empresas consigam contrariar a tendência de declínio verificada nos mercados saturados em que operam; e ii) ilustrar, através de casos reais, como determinadas empresas tiram partido desses mesmos recursos e competências a fim de satisfazer a suas necessidades de crescimento. Para o efeito, foi desenvolvida uma extensa pesquisa de forma a investigar se o ecossistema de actividades proposto tem aplicabilidade ao universo da indústria de cerveja. As principais conclusões sugerem que, i) apesar de presentes num mercado saturado, as principais multinacionais da industria de cerveja têm sido capazes de crescer; ii) esse crescimento tem sido impulsinado pelo uso estratégico do ‘growth enabler’ – cultura empresarial – e dos ‘revitalizers’ – desinvestimentos, consolidação, diversificação e inovação do modelo de negócio – identificados; e iii) as multinacionais que se destacam pela sua extraordinária utilização do ecossistema de ‘growth enabler’ e ‘revitalizers’ definido apresentam resultados significativamente mais positivos em todos os indicadores de crescimento estudados. Por fim, é proposto que o presente estudo seja desenvolvido no sentido de investigar se os resultados obtidos serão transponíveis para as demais industrias saturadas.
A saturação dos mercados representa um desafio ao crescimento de inumeras multinacionais. “Como crescer em mercados saturados? – O caso da industria de cerveja” foi desenvolvido pela aluna de mestrado Maria Neves com o intuito de investigar quais as estratégias de crescimento mais adequadas para multinacionais que operem em mercados saturados. Os principais objectivos deste estudo prendem-se com i) a identificação do conjunto de recursos e competências, aqui denominados por ‘growth enaber’ e ‘revitalizers’, a desenvolver de modo a que estas empresas consigam contrariar a tendência de declínio verificada nos mercados saturados em que operam; e ii) ilustrar, através de casos reais, como determinadas empresas tiram partido desses mesmos recursos e competências a fim de satisfazer a suas necessidades de crescimento. Para o efeito, foi desenvolvida uma extensa pesquisa de forma a investigar se o ecossistema de actividades proposto tem aplicabilidade ao universo da indústria de cerveja. As principais conclusões sugerem que, i) apesar de presentes num mercado saturado, as principais multinacionais da industria de cerveja têm sido capazes de crescer; ii) esse crescimento tem sido impulsinado pelo uso estratégico do ‘growth enabler’ – cultura empresarial – e dos ‘revitalizers’ – desinvestimentos, consolidação, diversificação e inovação do modelo de negócio – identificados; e iii) as multinacionais que se destacam pela sua extraordinária utilização do ecossistema de ‘growth enabler’ e ‘revitalizers’ definido apresentam resultados significativamente mais positivos em todos os indicadores de crescimento estudados. Por fim, é proposto que o presente estudo seja desenvolvido no sentido de investigar se os resultados obtidos serão transponíveis para as demais industrias saturadas.
Description
Keywords
Market saturation Growth Growth enabler Revitalizers Multinationals Corporate culture Divestments Consolidation Diversification BMI Beer industry AB InBev SABMiller Carlsberg Heineken