Repository logo
 
Publication

Utilização das ferramentas Web 2.0: atitudes e auto-eficácia dos professores

dc.contributor.authorDias, Paulo C.
dc.contributor.authorSorte, António
dc.contributor.authorPinto, Jacinto
dc.contributor.authorDiáz, Julián
dc.date.accessioned2021-09-21T18:30:46Z
dc.date.available2021-09-21T18:30:46Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente estudo pretende analisar o papel das atitudes e do sentido de eficácia dos professores em relação à utilização das ferramentas da Web 2.0. Para isso, recorreu-se a uma amostra de 224 docentes a quem foram recolhidos dados sobre as características pessoais e profissionais, uso das TIC, a Escala de Auto-eficácia em Relação ao Computador (Sang et al., 009) e de Atitudes em Relação ao Computador (van Braak, 2001). Os resultados permitem concluir que a maioria dos docentes utiliza diariamente as TIC nas suas tarefas profissionais e pessoais e já utilizou ferramentas Web 2.0, sendo mais frequentes o youtube e os blogs. Os docentes de Educação Especial utilizam frequentemente estas ferramentas, sendo mais usados os softwares educativos. Os estudos inferenciais permitiram verificar diferenças nas atitudes e auto-eficácia em função de variáveis pessoais e profissionais. Os dados são discutidos e as sugestões para outros estudos apresentadas.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to analyze the role of teachers’ attitudes and sense of efficacy towards the use Web 2.0 tools. To pursue that purpose, we used a sample of 224 teachers to whom were gathered data from their personal and professional characteristics, ITC use, a Teacher Computer Efficacy (Sang et al., 2009) and Attitudes Toward the Computer Scale (van Braak, 2001). Results allow us to conclude that most teachers used ICT in their professional and personal daily tasks, being the most used Web 2.0 tools the youtube and blogs. Special Education teachers frequently used these tools, being most used the educational software. Inferential studies allowed us to verify differences in attitudes and self-efficacy in terms of personal and professional variables. The data are discussed and suggestions for further studies presented.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789727451203
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35081
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectWeb 2.0pt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectAuto-eficáciapt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectSelf-efficacypt_PT
dc.subjectAttitudespt_PT
dc.titleUtilização das ferramentas Web 2.0: atitudes e auto-eficácia dos professorespt_PT
dc.title.alternativeThe use of Web 2.0 tools: teachers’ attitudes and self-efficacypt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage213pt_PT
oaire.citation.startPage202pt_PT
oaire.citation.titleConferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de actaspt_PT
person.familyNameDias
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-id6416-9E48-91C7
person.identifier.orcid0000-0001-6876-3723
person.identifier.scopus-author-id55215392100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
actas_ieTIC_2011_202_213.pdf
Size:
210 KB
Format:
Adobe Portable Document Format