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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Condi is an established Portuguese brand in the powder dessert category, with a twenty-year history. It offers a
portfolio comprising many product categories and overall the company produces and imports around 500
different product references. Condi has been focusing on differentiating the flavours and creating a product
portfolio that best fits the needs of retailers and consumers.
This case study presents an overview of the company as well as an analysis of the consumer trends and the
powder dessert industry in Portugal. On the one hand, it is an industry where there are opportunities to
innovate in new products in specific categories. On the other hand, the economic instability in the country, the
power of multinational brands and the rise of a few private labels may compromise Condi’s performance and
growth in its domestic market.
The purpose of this case is to give the information necessary so that the reader may be able to make a decision
about the path the company should take in the near future, within three possible choices. Firstly, it has been
diversifying its product portfolio but focusing in one particular category, the powder mix for desserts. Should it
continue this strategy or should it prioritize other categories? Secondly, should the company focus on
increasing its market share within the main retailers? Finally, should Condi’s priority be the internationalization,
investing in a more committed international mode (considering it exports since 1992) and/or extending the sale
to other foreign markets?
A Condi é uma marca Portuguesa estabelecida na categoria de sobremesas em pó, com vinte anos de história. Oferece um portfolio que inclui muitas categorias e, no geral, produz e importa cerca de 500 referências de produtos. A Condi tem vindo a apostar na diferenciação de sabores e na criação de um portfolio de produtos que melhor se adapta às necessidades dos retalhistas e consumidores. Este estudo de caso apresenta uma visão geral da empresa, bem como uma análise das tendências de consumo e da indústria de sobremesas em pó em Portugal. Por um lado, este é um sector onde existem oportunidades de inovação em novos produtos de categorias específicas. Por outro lado, a instabilidade económica no país, o poder das marcas multinacionais e o surgimento de algumas marcas próprias podem comprometer o desempenho e crescimento da Condi no mercado interno. O objectivo do caso é dar as informações necessárias para que o leitor seja capaz de tomar uma decisão sobre o caminho que a empresa deve escolher no futuro, entre três possíveis escolhas. Primeiro, a empresa tem vindo a diversificar o seu portfolio de produtos, mas tem-se focado numa categoria específica, as misturas em pó para sobremesas. A empresa deve continuar esta estratégia ou deve priorizar outras categorias? Segundo, a empresa deve concentrar-se em aumentar a sua participação nos principais retalhistas? Finalmente, a internacionalização deve ser a prioridade da Condi, investindo noutros modos de expansão (considerando que exporta desde 1992) e/ou estendendo a venda para outros mercados estrangeiros?
A Condi é uma marca Portuguesa estabelecida na categoria de sobremesas em pó, com vinte anos de história. Oferece um portfolio que inclui muitas categorias e, no geral, produz e importa cerca de 500 referências de produtos. A Condi tem vindo a apostar na diferenciação de sabores e na criação de um portfolio de produtos que melhor se adapta às necessidades dos retalhistas e consumidores. Este estudo de caso apresenta uma visão geral da empresa, bem como uma análise das tendências de consumo e da indústria de sobremesas em pó em Portugal. Por um lado, este é um sector onde existem oportunidades de inovação em novos produtos de categorias específicas. Por outro lado, a instabilidade económica no país, o poder das marcas multinacionais e o surgimento de algumas marcas próprias podem comprometer o desempenho e crescimento da Condi no mercado interno. O objectivo do caso é dar as informações necessárias para que o leitor seja capaz de tomar uma decisão sobre o caminho que a empresa deve escolher no futuro, entre três possíveis escolhas. Primeiro, a empresa tem vindo a diversificar o seu portfolio de produtos, mas tem-se focado numa categoria específica, as misturas em pó para sobremesas. A empresa deve continuar esta estratégia ou deve priorizar outras categorias? Segundo, a empresa deve concentrar-se em aumentar a sua participação nos principais retalhistas? Finalmente, a internacionalização deve ser a prioridade da Condi, investindo noutros modos de expansão (considerando que exporta desde 1992) e/ou estendendo a venda para outros mercados estrangeiros?
Description
Keywords
Powder desserts Mass retailers Differentiation Private labels International expansion Sobremesas em pó Grandes retalhistas Diferenciação Marcas próprias Expansão internacional