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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Knowledge management is believed to be a fundamental practice to modern corporations, being
a source of innovation, operational efficiency, and the foundation for creating and sustaining
competitive advantages. Nevertheless, the right approach to managing knowledge is not
obvious and it demands the correct definition of “knowledge” to be aligned with a company’s
culture, practices, goals, and strategy. This research was conducted inside Unicre, a traditional
Portuguese company in the financial industry. Having a consulting bias, the main goal was to
solve the client’s pain, caused by knowledge vacuums or gaps, created when a key employee
leaves the company taking with him years of experience that were not yet crystallized into the
firm’s know-how. Qualitative data was collected from a series of interviews, field visits, and
internal documents and analyzed with the use of coding methods to test the two hypotheses
elaborated to explain the causes of the problem. The study argued that the knowledge gaps were
created fundamentally because knowledge was ill-defined in the company, leading to systems
that are not designed to effectively retain it. The data showed that the hypotheses partially
explained the problem, as it was possible to identify other points of improvements key for
Unicre’s success in managing knowledge. The author concludes with a series of
recommendations aiming at impacting the company’s culture, initiatives, and infrastructure for
knowledge management.
A gestão do conhecimento é uma prática fundamental para as empresas modernas, sendo uma fonte de inovação, eficiência operacional, e a base para criar e sustentar vantagens competitivas. No entanto, um programa de gestão de conhecimento não é de organização trivial e exige que a definição correta de "conhecimento" esteja alinhada com a cultura, práticas, objetivos e estratégias de uma empresa. Esta investigação foi conduzida dentro da Unicre, uma empresa tradicional portuguesa do sector financeiro. Sendo um projeto de consultoria, o principal objetivo foi solucionar o desafio proposto cliente, sendo este o de evitar a formação de lacunas ou vazios de conhecimento, criados quando um funcionário-chave deixa a empresa e leva consigo anos de experiência que ainda não estavam cristalizados no know-how da companhia. Foram recolhidos dados qualitativos a partir de uma série de entrevistas, visitas de campo e documentos internos, que foram posteriormente analisados com o uso de métodos de codificação para testar as duas hipóteses elaboradas como prováveis causas do problema. O estudo argumentou que as lacunas de conhecimento foram criadas fundamentalmente porque o conhecimento estava mal definido na empresa, levando a sistemas que não são concebidos para o reter eficazmente. Os dados mostraram que as hipóteses explicavam parcialmente o problema, uma vez que era possível identificar outros pontos de melhoria chave para o sucesso da Unicre na gestão do conhecimento. O autor conclui com uma série de recomendações destinadas a ter impacto na cultura, nas iniciativas e na infraestrutura da empresa voltada à gestão do conhecimento.
A gestão do conhecimento é uma prática fundamental para as empresas modernas, sendo uma fonte de inovação, eficiência operacional, e a base para criar e sustentar vantagens competitivas. No entanto, um programa de gestão de conhecimento não é de organização trivial e exige que a definição correta de "conhecimento" esteja alinhada com a cultura, práticas, objetivos e estratégias de uma empresa. Esta investigação foi conduzida dentro da Unicre, uma empresa tradicional portuguesa do sector financeiro. Sendo um projeto de consultoria, o principal objetivo foi solucionar o desafio proposto cliente, sendo este o de evitar a formação de lacunas ou vazios de conhecimento, criados quando um funcionário-chave deixa a empresa e leva consigo anos de experiência que ainda não estavam cristalizados no know-how da companhia. Foram recolhidos dados qualitativos a partir de uma série de entrevistas, visitas de campo e documentos internos, que foram posteriormente analisados com o uso de métodos de codificação para testar as duas hipóteses elaboradas como prováveis causas do problema. O estudo argumentou que as lacunas de conhecimento foram criadas fundamentalmente porque o conhecimento estava mal definido na empresa, levando a sistemas que não são concebidos para o reter eficazmente. Os dados mostraram que as hipóteses explicavam parcialmente o problema, uma vez que era possível identificar outros pontos de melhoria chave para o sucesso da Unicre na gestão do conhecimento. O autor conclui com uma série de recomendações destinadas a ter impacto na cultura, nas iniciativas e na infraestrutura da empresa voltada à gestão do conhecimento.
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Keywords
Knowledge management Knowledge sharing Consulting Gestão do conhecimento Passagem de conhecimento Consultoria