Repository logo
 
Publication

Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação

dc.contributor.authorDoroftei, Alexandra
dc.date.accessioned2022-01-11T11:17:40Z
dc.date.available2022-01-11T11:17:40Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.description.abstractEste artigo refere-se a percursos de jovens que saíram do sistema de educação e formação antes de concluir o ensino secundário, engrossando dessa forma os números do abandono precoce de educação e formação, mas que decidiram voltar ao ensino através de um Curso de Aprendizagem. São apresentadas as razões evocadas pelos/as jovens para abandonar a escola e para se matricularem no curso. Foi utilizado um desenho de investigação de metodologia mista, tendo-se recolhido dados quantitativos de 665 jovens que responderam a um questionário aplicado online em Portugal, a nível nacional, e dados qualitativos de 54 entrevistas semiestruturadas com jovens, ao nível do distrito do Porto. Todos/as os/as participantes frequentavam Cursos de Aprendizagem ao momento da recolha de dados. Os resultados apontam para alguma convergência entre dados quantitativos e qualitativos no que respeita aos motivos para abandonar a escola, e reportam que tais motivos confluem também para as razões para entrar num Curso de Aprendizagem, especialmente entre dados qualitativos.pt_PT
dc.description.abstractThis article refers to the paths of young people who left the education and training system before completing upper secondary education, thus increasing the numbers of early leavers from education and training, but who decided to return to education through an Apprenticeship Course. The reasons evoked by young people for dropping out of school and for enrolling in the course are presented. A mixed methodology research design was used, collecting quantitative data from 665 young people who answered an online questionnaire in Portugal, at national level, and qualitative data from 54 semi-structured interviews with young people, at the Porto district level. All participants attended Apprenticeship Courses at the time of data collection. The results point to some convergence between quantitative and qualitative data regarding reasons for dropping out of school, and report that such reasons also converge with reasons for entering an Apprenticeship Course, especially in qualitative data.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.24840/esc.vi60.364pt_PT
dc.identifier.issn0872-7643
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36409
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCursos de aprendizagempt_PT
dc.subjectAbandono precoce de educação e formaçãopt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectEnsino profissionalizantept_PT
dc.subjectApprenticeship coursespt_PT
dc.subjectEarly leaving from education and trainingpt_PT
dc.subjectYoung peoplept_PT
dc.subjectIVETpt_PT
dc.titleDo ensino regular aos cursos de aprendizagem: percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formaçãopt_PT
dc.title.alternativeFrom general education to apprenticeship courses: paths of leaving and returning to the education and training systempt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage115pt_PT
oaire.citation.issue60pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titleEducação, Sociedade & Culturaspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
04_alexandra.pdf
Size:
35.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format