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This dissertation explores Toyota’s strategies of change regarding the Great East Japan Earthquake and Tsunami, 2011 to understand the company’s ability to recover from significant scale supply chain disruptions and improve future resilience. The analysis carried out through the lens of a qualitative case study examines the cessation of production, involvement of suppliers, and reshuffling of resources through Toyota’s actions in the short term. The research discusses how, after a disaster, Toyota modified its supplier relations by diversifying them and investing in flexible production systems, as well as introducing the concept of strategic buffering inventories, which helped to bring a balance between the JIT model of production management and improved risk management. It has been established that Toyota’s critical contingency plans enhanced organizational resilience for future disturbances. They should be a worthy lesson for global manufacturers to consider geographical diversification and product versatility. Also, the case application adopts risk management procedures and supply chain best practices to attain a sustainable supply chain model. Through exploring and developing different strategies and their relationships with supply chain risk management practices, the dissertation provides insights into the existing literature on supply chain resilience and how organizational strategy can be used in volatile settings. To promote the development of a more resilient supply chain for the crisis conditions, the study suggests the need for more studies in various industries to learn different forms of adaptive strategies.
Esta dissertação analisa as estratégias de resposta da Toyota após o Grande Terramoto e Tsunami do Leste do Japão de 2011, com foco na recuperação de interrupções na cadeia de abastecimento e no fortalecimento da resiliência futura. Baseado em um estudo de caso qualitativo, o trabalho examina a cessação da produção, o envolvimento dos fornecedores e a redistribuição de recursos no curto prazo. A pesquisa destaca como a Toyota diversificou suas relações com fornecedores, investiu em sistemas de produção flexíveis e introduziu estoques estratégicos de buffer, equilibrando o modelo JIT (Just-In-Time) com uma gestão de riscos mais eficaz. Concluiu-se que os planos de contingência da Toyota fortaleceram sua resiliência organizacional para lidar com futuras perturbações, servindo como exemplo para fabricantes globais. A pesquisa enfatiza a importância da diversificação geográfica e da versatilidade dos produtos, além de práticas sustentáveis e de gestão de riscos para alcançar cadeias de abastecimento mais resilientes. Além disso, ao explorar as relações entre estratégias organizacionais e gestão de riscos na cadeia de abastecimento, a dissertação contribui para a literatura existente sobre resiliência. O estudo sugere que o desenvolvimento de cadeias de abastecimento mais robustas em condições de crise depende de estratégias adaptativas aplicáveis a diferentes setores. Por fim, são recomendadas pesquisas adicionais em várias indústrias, visando identificar abordagens diversificadas para fortalecer a resiliência em contextos de volatilidade, contribuindo para a sustentabilidade e inovação na gestão da cadeia de abastecimento.
Esta dissertação analisa as estratégias de resposta da Toyota após o Grande Terramoto e Tsunami do Leste do Japão de 2011, com foco na recuperação de interrupções na cadeia de abastecimento e no fortalecimento da resiliência futura. Baseado em um estudo de caso qualitativo, o trabalho examina a cessação da produção, o envolvimento dos fornecedores e a redistribuição de recursos no curto prazo. A pesquisa destaca como a Toyota diversificou suas relações com fornecedores, investiu em sistemas de produção flexíveis e introduziu estoques estratégicos de buffer, equilibrando o modelo JIT (Just-In-Time) com uma gestão de riscos mais eficaz. Concluiu-se que os planos de contingência da Toyota fortaleceram sua resiliência organizacional para lidar com futuras perturbações, servindo como exemplo para fabricantes globais. A pesquisa enfatiza a importância da diversificação geográfica e da versatilidade dos produtos, além de práticas sustentáveis e de gestão de riscos para alcançar cadeias de abastecimento mais resilientes. Além disso, ao explorar as relações entre estratégias organizacionais e gestão de riscos na cadeia de abastecimento, a dissertação contribui para a literatura existente sobre resiliência. O estudo sugere que o desenvolvimento de cadeias de abastecimento mais robustas em condições de crise depende de estratégias adaptativas aplicáveis a diferentes setores. Por fim, são recomendadas pesquisas adicionais em várias indústrias, visando identificar abordagens diversificadas para fortalecer a resiliência em contextos de volatilidade, contribuindo para a sustentabilidade e inovação na gestão da cadeia de abastecimento.
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Keywords
Adaptive strategies Contingency planning Diversificação geográfica Estoques estratégicos de Buffer Estratégias adaptativas Flexible production systems Geographical diversification Grande terramoto e tsunami do leste do Japão 2011 Great East Japan earthquake and tsunami 2011 Just-in-Time (JIT) model Modelo Just-In-Time (JIT) Planos de contingência Resiliência da cadeia de abastecimento Sistemas de produção flexíveis Strategic buffering inventories Supply chain resilience
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