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Abstract(s)
Imago is a Portuguese apparel company founded in 2017 whose mission is to provide unique and trendy garments that evoke a lifestyle of traveling tales and endless summer days. Four years after its inception, the firm has grown; business processes were redesigned, logistical partnerships signed and marketing strategies polished.
Having successfully established a brand and created an initial customer base, Imago’s founders have decided to assess their growth opportunities in foreign markets knowing that Spain, due to its geographical and social proximity is a prime candidate to start an internationalization. While “going global” may seem a logic decision from a strategic standpoint due to the increase in revenue streams, the process is far from being straightforward and often investing in local markets will yield better results.
To assess the viability of such endeavor, the Spanish macroeconomic environment and apparel industry were characterized. Mentions were made to the ongoing impacts of the Covid-19 pandemic and the transformation it has catalyzed. The Spanish target market was quantified and potential customers characterized and personas drafted to illustrate niche segments. Finally, a market entry strategy and roadmap were drafted and the financials of the expansion assessed.
Altogether, the collected information was used to elaborate a set of recommendations about the feasibility of a market-entry and the associated operational requirements. Conclusions were made about the potential added value of the operation versus continuing to rely solely on the national market.
A Imago é uma empresa de vestuário fundada em 2017 cuja missão é oferecer peças únicas e atuais que evoquem aventuras viageiras e longos dias de verão. Quatro após a sua conceção; a firma cresceu, redesenhou os seus processos de negócio, assinou parcerias logísticas e poliu a sua estratégia de marketing. Tendo estabelecido com êxito uma marca e fidelizado uma base de clientes, os fundadores da Imago decidiram analisar as suas opções de crescimento em mercados estrangeiros sabendo que Espanha, pela sua proximidade geográfica e social é um lógico candidato. Se “tornar-se global” pode parecer uma decisão lógica de um ponto de vista estratégico, pelo acréscimo de fontes de receita, este processo está longe de ser linear e frequentemente reforçar o investimento em mercados locais pode gerar melhores resultados. De forma a aferir a viabilidade de tal processo, caracterizou-se o contexto macroeconómico espanhol assim como a sua indústria têxtil. Menções foram feitas aos impactos provocados pela pandemia do Covid-19 e pela transformação decorrente desta realidade. Posteriormente, quantificou-se o mercado alvo e caracterizou-se o cliente potencial e criaram-se personas que visam ilustrar nichos de segmento. Por último, foram definidos uma estratégia e um itinerário de entrada no mercado-alvo, peças devidamente sustentada por informação financeira. Toda a informação recolhida foi utilizada para elaborar um conjunto de recomendações relativas à viabilidade de entrada no mercado alvo e aos requisitos operacionais necessários. Teceram-se conclusões sobre o potencial valor da operação por comparação à empresa manter-se exclusivamente no mercado nacional.
A Imago é uma empresa de vestuário fundada em 2017 cuja missão é oferecer peças únicas e atuais que evoquem aventuras viageiras e longos dias de verão. Quatro após a sua conceção; a firma cresceu, redesenhou os seus processos de negócio, assinou parcerias logísticas e poliu a sua estratégia de marketing. Tendo estabelecido com êxito uma marca e fidelizado uma base de clientes, os fundadores da Imago decidiram analisar as suas opções de crescimento em mercados estrangeiros sabendo que Espanha, pela sua proximidade geográfica e social é um lógico candidato. Se “tornar-se global” pode parecer uma decisão lógica de um ponto de vista estratégico, pelo acréscimo de fontes de receita, este processo está longe de ser linear e frequentemente reforçar o investimento em mercados locais pode gerar melhores resultados. De forma a aferir a viabilidade de tal processo, caracterizou-se o contexto macroeconómico espanhol assim como a sua indústria têxtil. Menções foram feitas aos impactos provocados pela pandemia do Covid-19 e pela transformação decorrente desta realidade. Posteriormente, quantificou-se o mercado alvo e caracterizou-se o cliente potencial e criaram-se personas que visam ilustrar nichos de segmento. Por último, foram definidos uma estratégia e um itinerário de entrada no mercado-alvo, peças devidamente sustentada por informação financeira. Toda a informação recolhida foi utilizada para elaborar um conjunto de recomendações relativas à viabilidade de entrada no mercado alvo e aos requisitos operacionais necessários. Teceram-se conclusões sobre o potencial valor da operação por comparação à empresa manter-se exclusivamente no mercado nacional.
Description
Keywords
Entrepreneurship Start-up Apparel industry Market characterization Internationalization process Empreendedorismo Indústria de vestuário Caracterização de mercado Processo de internacionalização
