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A indústria 4.0 como vantagem competitiva no setor automóvel

dc.contributor.authorPais, Mariana
dc.contributor.authorPassos, Clotilde
dc.date.accessioned2023-05-10T08:10:49Z
dc.date.available2023-05-10T08:10:49Z
dc.date.issued2023-05-09
dc.description.abstractA implementação de ferramentas da Indústria 4.0 no setor automobilístico tem sido uma necessidade sentida por todas as organizações do setor. Neste sentido efetua-se um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, com o objetivo de avaliar em que medida as tecnologias da Indústria 4.0 constituem uma vantagem competitiva no setor automóvel. Para a recolha de dados foram realizadas seis entrevistas a colaboradores da empresa Stellantis Mangualde, responsáveis pela implementação do projeto INDTECH 4.0. Os dados recolhidos, foram sujeitos a uma análise de conteúdo e explanados com a revisão de literatura. A recolha de dados permitiu identificar as tecnologias da Indústria 4.0 implementadas, a Robótica Avançada – robôs nas secções de ferragem, pintura e montagem, o Big Data e a Internet das coisas (IdC). Os resultados permitiram concluir que as vantagens mais evidentes foram: a produção com menor esforço; redução de custos e tempo de produção; aumento do volume de produção; melhoria no desempenho industrial; eliminação de operações do processo produtivo prejudiciais à saúde dos operadores; melhoria das condições de trabalho e o aumento da motivação dos colaboradores, fatores que constituem vantagens competitivas e contribuem para uma maior competitividade da empresa. A adoção de tecnologia para a gestão do Big Data resultou num profundo contributo para o controlo de operações e o suporte da tomada de decisão. O estudo fornece informações úteis aos gestores do sector e contribui para o avanço do conhecimento da temática.pt_PT
dc.description.abstractThe implementation of Industry 4.0 in the automotive sector has been a need felt by all organisations in the sector. In this sense, a case study is carried out with a qualitative approach, with the aim of assessing the extent to which Industry 4.0 technologies constitute a competitive advantage in the automotive sector. For data collection six interviews were conducted with employees of the company Stellantis Mangualde, responsible for implementing the INDTECH 4.0 project. The collected data were subjected to a content analysis and explained with the literature review. Data collection allowed the identification of the implemented Industry 4.0 technologies, advanced Robotics - robots in the hardware, painting and assembly sections, Big Data and Internet of Things (IoT). The results allowed us to conclude that the most obvious advantages were: production with less effort; reduction of costs and production time; increase in production volume; improvement in industrial performance; elimination of operations in the production process that are harmful to the operators' health; improvement in working conditions and an increase in employee motivation, factors that constitute competitive advantages and contribute to the company's competitiveness. The adoption of technology for managing Big Data resulted in a profound contribution to controlling operations and supporting decision-making. The study provides useful information to managers in the sector and contributes to the advancement of knowledge on the subject.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/gestaoedesenvolvimento.2023.12763pt_PT
dc.identifier.issn0872-556X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/41076
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIndústria 4.0pt_PT
dc.subjectTecnologias da indústria 4.0pt_PT
dc.subjectCompetitividade das organizaçõespt_PT
dc.subjectVantagem competitivapt_PT
dc.subjectGestão da informação do setor automóvelpt_PT
dc.subjectIndustry 4.0pt_PT
dc.subjectIndustry 4.0 technologiespt_PT
dc.subjectCompetitiveness of organisationspt_PT
dc.subjectCompetitive advantagept_PT
dc.subjectInformation management in the automotive sectorpt_PT
dc.titleA indústria 4.0 como vantagem competitiva no setor automóvelpt_PT
dc.title.alternativeIndustry 4.0 as a competitive advantage in the automotive sectorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage373pt_PT
oaire.citation.issue31pt_PT
oaire.citation.startPage347pt_PT
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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