Repository logo
 
Publication

A estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Uma investigação colaborativa

dc.contributor.authorOrvalho, Luísa
dc.contributor.authorAlonso, Luísa
dc.date.accessioned2013-06-20T12:13:22Z
dc.date.available2013-06-20T12:13:22Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA inovação curricular refere-se tanto aos processos de conceção do currículo, como aos do seu desenvolvimento. Este artigo apresenta uma súmula da investigação de âmbito de Doutoramento em Ciências da Educação1 – uma investigação qualitativa do tipo estudo de caso, assente numa abordagem metodológica de aproximação à investigação-ação colaborativa (I-AC), efetuada em duas escolas secundárias públicas (ESP), nos anos escolares 2008-09 e 2009-2010. Com o estudo pretendeu-se identificar os constrangimentos e os fatores críticos de sucesso escolar que a generalização acelerada dos cursos profissionais, criados pela Reforma do Ensino Secundário, gerou, bem como os planos de intervenção, de reestruturação e de melhoria de aplicação da estrutura curricular modular (EM) que será preciso introduzir, para que as práticas organizativas, pedagógicas e de avaliação se desenvolvam em coerência com o modelo teórico preconizado e posto em prática nas escolas profissionais. Utilizaram-se múltiplas técnicas de recolha de dados como a observação direta e participante, as notas de campo registadas num diário de bordo, as entrevistas presenciais, os guiões e roteiros de reflexão e a análise documental. A análise dos dados fez-se através da análise de conteúdo de todos estes registos. O referencial de análise adotado – O Modelo Integrado de Inovação para Gerir a Mudança Curricular na Escola Pública com Cursos Profissionais – assenta em quatro eixos: desenvolvimento curricular modular, desenvolvimento profissional dos professores, desenvolvimento organizacional da escola e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Considera-se que com esta pesquisa os objetivos inicialmente definidos foram amplamente alcançados, abrindo-se assim uma janela mais ampla para se poder observar a forma como a EM está a ser apropriada pelos professores e concretizada nas ESP e, deste modo, criar oportunidades para construir novas propostas de melhoria.por
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationORVALHO, Luísa; ALONSO, Luísa - A estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Uma investigação colaborativa. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. . Vol. 10 (2011), p. 77-118por
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2011.3332
dc.identifier.eissn2182-4614
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/11506
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologiapor
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCursos profissionais nas escolas secundárias públicaspor
dc.subjectEstrutura modularpor
dc.subjectInovação e mudança curricular no ensino profissionalpor
dc.subjectInvestigação-Ação Colaborativa (I-AC)por
dc.titleA estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Uma investigação colaborativapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage118
oaire.citation.issue10
oaire.citation.startPage77
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacional
person.familyNameOrvalho
person.givenNameLuísa
person.identifier.ciencia-id4910-D1A1-848E
person.identifier.orcid0000-0002-6645-5273
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication8dad2706-3731-4d14-b71c-88a1122d19b1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8dad2706-3731-4d14-b71c-88a1122d19b1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
a estrutura modular finalíssima(1).pdf
Size:
743.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: