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The hedonic stigma : how the consumer’s memory seeks shelter from hedonism in utilitarianism

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorBraga, João Pedro Niza Jacinto
dc.contributor.authorRolo, Agenor Bonito de Andrade Ranhada
dc.date.accessioned2020-03-02T14:08:40Z
dc.date.available2020-03-02T14:08:40Z
dc.date.issued2020-01-30
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractThe distinction between hedonic and utilitarian consumption has been thoroughly studied from varying perspectives, each offering a clearer vision of this difference. In accordance with its cultural connotation it is relatively consensual that hedonism is associated with feelings of guilt and need for justification. Separately, the complex nature of memory along with its underlying mechanisms is subject to distortion. This happens, for example, because of the impact of gist retrieval or belief harmonization. Ultimately, people may believe in whatever they want to believe by adjusting their previously acquired beliefs and perceptions of the world. This research focuses on the linkage between memory distortion and the implications of utilitarian and hedonic consumer behavior. It is argued that negative feelings stemming from hedonic consumption will stimulate the formation of false memories that protect the self-image of the consumer. This should be more evident for people who are more prone to self-serving biases. To investigate the hypothesis a survey was conducted, in which participants were presented with a product they had theoretically acquired, using attributes with hedonic and utilitarian variations. To assess memory, participants were then faced with several manipulated attributes and asked which ones had been learned. The results showed that there is indeed an impact of hedonism in memory distortion: in the case of new attributes, utilitarian ones were more easily recorded than the hedonic. This demonstrated that people are more susceptible to adhering to new and false memories when they are less self-threatening.pt_PT
dc.description.abstractA distinção entre consumo hedónico e utilitário tem sido amplamente estudada de diferentes perspetivas, cada uma oferecendo uma imagem mais clara desta diferença. Paralelamente com a sua conotação cultural, é relativamente consensual que o hedonismo está associado a sentimentos de culpa e necessidade de justificação Por outro lado, a natureza complexa da memória, assim como os seus mecanismos inerentes são sujeitos a distorção. Isto acontece, por exemplo, por causa do impacto de recuperação gist ou da harmonização de crenças. Em última análise, as pessoas podem acreditar naquilo que querem ajustando as suas já adquiridas crenças e perceções do mundo. Esta investigação foca-se na ligação entre distorção de memória e as implicações do comportamento hedónico e utilitário. É proposto que os sentimentos negativos gerados pelo consumo hedónico vão estimular a formação de memórias falsas que protegem a autoimagem do consumidor. Isto será mais evidente para pessoas que são propensas a enviesamentos egocêntricos. Para investigar esta hipótese um inquérito foi realizado um inquérito onde um produto que supostamente teria sido adquirido foi apresentado aos participantes usando atributos com variações hedónicas e utilitárias. Para avaliar a memória os participantes foram posteriormente inquiridos relativamente a vários atributos manipulados sobre a sua veracidade. Os resultados mostram que, de facto, existe um impacto do hedonismo na distorção de memória: no caso dos novos atributos, os utilitários foram mais facilmente recordados do que os hedónicos. Isto demonstra que as pessoas são mais suscetíveis a aderir a novas e falsas memórias quando estas são menos ameaçadoras.pt_PT
dc.identifier.tid202440818pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29741
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectHedonismpt_PT
dc.subjectUtilitarianismpt_PT
dc.subjectMemory distortionpt_PT
dc.subjectAttributespt_PT
dc.subjectGist and verbatim retrievalpt_PT
dc.subjectSelf-threatpt_PT
dc.subjectSelf-affirmationpt_PT
dc.subjectGuiltpt_PT
dc.subjectNeed for justificationpt_PT
dc.subjectHedonismopt_PT
dc.subjectUtilitarismopt_PT
dc.subjectDistorção de memóriapt_PT
dc.subjectAtributospt_PT
dc.subjectRecuperação de memória Gist e Verbatimpt_PT
dc.subjectAuto-ameaçapt_PT
dc.subjectAuto-afirmaçãopt_PT
dc.subjectCulpapt_PT
dc.subjectNecessidade de justificaçãopt_PT
dc.titleThe hedonic stigma : how the consumer’s memory seeks shelter from hedonism in utilitarianismpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Administração de Empresaspt_PT

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