Repository logo
 
Publication

As comunidades: memória viva das democracias

dc.contributor.authorBartolomei, Teresa
dc.date.accessioned2021-04-26T15:37:01Z
dc.date.available2021-04-26T15:37:01Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA democracia não se mantém e não se regenera sem um ethos público amplamente partilhado que dá vida a regras e instituições no corpo de uma cultura política, dá coesão social e dá responsabilidade pessoal e coletiva. O ethos público não se mantém e não se regenera fora de tradições culturais, religiosas e axiológicas em que se transmitem e se reproduzem códigos simbólicos e identitários eficazes a nível individual e coletivo. As tradições não se mantêm e não se regeneram apenas em termos de processamento individual, precisando de comunidades de práticas, – epistémicas, de valores, de crença - para se instalar socialmente. A tensão entre o pluralismo axiológico e cultural de que as comunidades são portadoras e a convergência num ethos comum, necessária à democracia, é discutida neste artigo à luz da força universalizadora do princípio de inclusão, como critério de legitimação da pertença comunitária, que filtra normativamente critérios axiológicos inerentes às tradições, incompatíveis com a função social de inclusão. Com o princípio de inclusão, como expressão comunitária da noção fundadora da dignidade humana que complementa a sua formulação no plano individual, temos uma categoria básica adicional de articulação da diferença e a necessária interação entre critérios de legitimidade definidos pela comunidade política (as leis) e os critérios de legitimidade definidos pelas comunidades religiosas, epistémicas, valoriais. Na peça de Sófocles, Antígona, encontramos um testemunho tão antigo quão atual do necessário mútuo reconhecimento entre estas duas ordens de legitimidade, cuja contraposição leva à tragédia da pública desordem ética e à crise da democraciapt_PT
dc.description.abstractDemocracy does not keep up and is not regenerated without a widely shared public ethos that gives life to rules and institutions in the body of political culture, social cohesion and personal and collective responsibility. The public ethos does not keep up and is not regenerated outside cultural, religious and axiological traditions in which symbolic and identity codes are transmitted and effectively reproduced at individual and collective level. Traditions do not keep up and regenerate themselves in terms of individual processing alone, necessitating communities of practice - epistemic, of values, of belief - to settle socially. The tension between axiological and cultural pluralism of which communities are carriers and convergence into a common ethos, necessary for democracy, is discussed in this paper in the light of the universalizing force of the principle of inclusion as a criterion for legitimizing community belonging, which normatively filters inherent axiological criteria of traditions, incompatible with the social function of inclusion. The principle of inclusion, as a community expression of the founding notion of human dignity that complements its formulation at individual level, introduces a basic additional category of articulating the difference and the necessary interaction between the criteria of legitimacy defined by the political community ( the laws) and the criteria of legitimacy defined by religious, epistemic, and axiological communities of practice. In Sophocles' play Antigone one finds a testimony as old as topical of the necessary mutual recognition between these two orders of legitimacy, whose opposition leads to the tragedy of ethical public disorder and to the crisis of democracy.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.23925/1677-1222.2018vol18i3a2pt_PT
dc.identifier.issn1677-1222
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32743
dc.identifier.wos000454269800002
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.subjectDemocraciapt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectReligiãopt_PT
dc.subjectPluralismopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAntígonapt_PT
dc.subjectCommunitypt_PT
dc.subjectMemorypt_PT
dc.subjectDemocracypt_PT
dc.subjectValuespt_PT
dc.subjectReligionpt_PT
dc.subjectPluralismpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectAntigonept_PT
dc.titleAs comunidades: memória viva das democraciaspt_PT
dc.title.alternativeCommunities: living memories of democracypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage29pt_PT
oaire.citation.startPage9pt_PT
oaire.citation.titleReverpt_PT
person.familyNameBartolomei
person.givenNameTeresa
person.identifier.ciencia-idFD13-D216-C0FF
person.identifier.orcid0000-0003-3209-0461
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationdc3e2f6d-d8e6-4832-a8b3-4f8a86c89be7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydc3e2f6d-d8e6-4832-a8b3-4f8a86c89be7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27341014.pdf
Size:
188.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format