Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Estratégia Militar e Gestão de Activos: Uma Visão Heurística

Utilize este identificador para referenciar este registo.

Orientador(es)

Resumo(s)

Com este trabalho pretende-se estabelecer um elo de ligação entre estratégia militar e gestão de activos financeiros. Esta relação é conceptual, utilizando os princípios da Bewegungskrieg: ofensiva, mobilidade, velocidade, surpresa e exploração. O trabalho apresenta-se assim: pensamento militar e o mundo empresarial; conceitos militares, utilizados e a sua análise; o mundo da gestão de activos; ofensiva, no qual é utilizada a Teoria da Reflexividade de George Soros; mobilidade e velocidade, onde é apresentada a percepção de tempo por parte dos investidores e como se poderá tirar partido; e por fim, surpresa e exploração, capítulo que apresenta os campos explorados pelo Behavioral Finance, com o intuito de interpretar as bases, nas quais poderá assentar, a tomada de decisões por parte dos investidores e as consequências destas. O resultado é a consistência da conexão dos temas, que apesar de aparentarem uma difícil ligação, a mesma afigura-se profícua. Esta é uma área em desenvolvimento inicial, e como tal tem potencial para futuras investigações.

Descrição

Palavras-chave

Bewegungskrieg Military Strategy Asset Management Offensive Mobility Speed Surprise Exploration Behavioral Finance Strategy Tactic Operational Art Reflexive Theory Momentum

Contexto Educativo

Citação

Melo, J. M. (2011). Estratégia Militar e Gestão de Activos: Uma Visão Heurística. Working Papers: Management. N.º 1, 51 p.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Licença CC